Pink Floyd: "essas músicas possuem os melhores solos de guitarra da história do rock and roll”, disse Roger Waters
by Brunelson
2 de ago.
8 min de leitura
Conhecido por sua sonoridade extensa e exploração psicodélica espacial, os solos de guitarra que David Gilmour contribuiu para o PINK FLOYD são, sem dúvida, um dos principais fatores que os tornaram um grupo de rock tão respeitado na história da música em geral.
Embora os esforços dos outros membros da banda fossem igualmente cruciais, o resto do grupo sempre podia contar com os licks de Gilmour para elevar uma canção a um plano mais alto e criar momentos de mágica.
Com os anos de glória do grupo tendo acabado de vez, com alguns membros já falecidos ou sem se falarem entre si devido às circunstâncias amargas que levaram a se separarem, o PINK FLOYD deixou um legado incrível, com muitos momentos excepcionais aos quais os fãs podem retornar e relembrar por gerações.
E um membro da banda que pode não olhar para trás em seus anos com o grupo tão positivamente quanto os outros, é o principal compositor do PINK FLOYD e baixista/vocalista, Roger Waters, que deixou a banda em 1985, citando diferenças irreconciliáveis com Gilmour e o baterista Nick Mason. Waters deixou registrado dizendo uma série de coisas depreciativas sobre seus antigos companheiros de banda, não menos importante que ele chamou o grupo de uma "força criativamente esgotada" após sua saída.
No entanto, uma coisa que Waters atesta que ele nunca disse foi que Gilmour havia oferecido ao grupo solos de guitarra horríveis, conforme ele tinha postado em 2023 nas redes sociais quando estavam relançando o álbum "The Dark Side of The Moon" em comemoração aos 50 anos de vida do disco: "Eu amo os solos de guitarra de David Gilmour no álbum 'The Dark Side of The Moon', assim como nos discos 'Wish You Were Here', 'Animals', 'The Wall' e em 'The Final Cut'. Na minha visão, embora tendenciosa, os solos de David nesses álbuns constituem uma coleção de alguns dos melhores solos de guitarra na história do rock and roll".
Embora ele não tenha oferecido muitos detalhes sobre quais solos de guitarra ele gosta, além de citar o máximo de álbuns que pode para se desculpar por sua suposta calúnia ao trabalho de Gilmour em ter retirado os solos de guitarra no relançamento do álbum "The Dark Side of The Moon", ele apontaria mais tarde especificamente para as músicas "Money" e "Time", e acena para a existência de alguns em outros álbuns como as canções "Have a Cigar", "Pigs" e "Comfortably Numb".
Waters foi inflexível em dizer que suas razões para retirar os solos de Gilmour no relançamento do disco "The Dark Side of The Moon" não eram especificamente apagar de propósito por causa de um sentimento de birra, mas que sua intenção era "trazer à tona o coração e a alma do álbum" para que pudesse ser mais autenticamente sua própria versão do disco e como ele realmente imaginava em sua cabeça quando eles estavam compondo e gravando lá em 1973 - mas que não deixa de ser estranho, de qualquer maneira...
"Money" (8º disco, "The Dark Side of The Moon", 1973)
"Time" (8º disco, "The Dark Side of The Moon", 1973)
"Have a Cigar" (9º disco, "Wish You Were Here", 1975)
Comentários