Queens of The Stone Age: "essas letras que eu criei pensei que seria minha versão das palavras de Iggy Pop"
by Brunelson
há 7 minutos
2 min de leitura
Praticamente todos os artistas do rock alternativo que se estabeleceram nas últimas 05 décadas possuem uma tremenda dívida de gratidão ao som e à performance de Iggy Pop.
Desde seus primeiros dias como vocalista do THE STOOGES até sua extensa e variada carreira solo, Iggy Pop abriu caminho para muitos grupos, criando um som distintamente rebelde com um estilo de performance infinitamente enérgico.
E como tal, inúmeros artistas prestaram homenagem a ele ao longo dos tempos, incluindo o QUEENS OF THE STONE AGE.
Lançando seu disco homônimo de estreia em 1998, o QUEENS OF THE STONE AGE exploraria várias avenidas de inspiração ao longo de sua carreira. E quando você reduz o grupo à sua melhor essência, fica claro que a banda opera com um manifesto firmemente punk rock. Caracterizada por sua natureza rebelde, ethos "do it yourself" e pelo seu aspecto sonoro original, o grupo certamente deve muito à atitude e ao estilo punk que foi pioneiro por Iggy Pop naqueles primeiros dias.
O próprio Iggy Pop sempre foi rápido em minimizar seu papel no desenvolvimento do punk rock. Afinal, quando o THE STOOGES se formou, eles o fizeram no espírito da cena do garage rock e que havia tomado conta da cidade de Detroit em meados da década de 60. No entanto, os sons cativantes gravados pelo THE STOOGES em seus discos foram totalmente essenciais para fornecer inspiração às bandas que viriam a representar a vanguarda da era punk rock em meados da década de 70.
Mesmo para os criadores do punk rock, os RAMONES, sem Iggy Pop ou o The Stooges, bandas como eles e muitas do punk rock não teriam existido da forma que foi.
O que não foi diferente para o QUEENS OF THE STONE AGE.
No 2º álbum da banda, "Rated R" (2000), existe uma música chamada "Tension Head" e que provavelmente encapsula a influência de Iggy Pop melhor do que a maioria. A canção foi originalmente escrita pelo baixista e membro fundador, Nick Oliveri, e de acordo com ele, a música surgiu originalmente de sua profunda apreciação por Iggy Pop.
Sendo entrevistado pelo site Songfacts, Oliveri revelou: “Um amigo meu tinha uma música estilo Iggy Pop que ele me mostrou no piano. Eu estava morando em San Francisco e escrevi as letras. Me lembro de estar de ressaca, com letras do tipo: ‘No chão do banheiro’. Originalmente, a música era intitulada ‘13th Floor’, antes de ser rebatizada de ‘Tension Head’, mas eu não pensei em nada sobre essa troca de título”.
Oliveri encerrou: “Estas são as letras que eu criei, o que pensei que seria minha versão das palavras de Iggy, mas não saiu como Iggy Pop de jeito nenhum”.
Com Oliveri levando os vocais, a canção "Tension Head" pode não ter soado parecida com uma música de Iggy Pop ou do THE STOOGES, mas isso certamente não impediu Oliveri e o QUEENS OF THE STONE AGE de querer manter a influência de Iggy Pop em seu som ou nas suas letras.
Comentários