top of page
  • by Brunelson

Pink Floyd: a música que fez David Gilmour “se encolher” criativamente na hora de escrever as letras


David Gilmour encararia uma difícil tarefa com o PINK FLOYD quando entrou na banda em 1967 para aos poucos ir substituindo o vocalista/guitarrista/compositor original do grupo, Syd Barrett. 


Gilmour é um dos maiores guitarristas do rock and roll e eventualmente ficaria por trás de algumas das canções de rock progressivo mais célebres de todos os tempos, mas uma vez ele admitiu que as suas primeiras composições no PINK FLOYD eram questionáveis de serem lançadas.


Foi depois da gravação do seu 2º álbum de estúdio, "A Saucerful of Secrets" (1968), que a banda dispensaria Syd Barrett, e sendo assim, os discos subsequentes que o PINK FLOYD iria lançar estavam procurando sua identidade própria sem a sombra de Barrett.


Eles já estavam procurando fazer algo ainda mais inventivo no álbum "Ummagumma" (4º disco, 1969). Lançado como um álbum duplo, o Disco 1 apresenta músicas conhecidas na versão ao vivo e o Disco 2 é gravado no estúdio com músicas inéditas.


Uma dessas canções foi "The Narrow Way", que Gilmour não gostou muito do que fez em sua criação. Ele trabalhou com o que pôde enquanto tentava obter a ajuda de seus companheiros de banda para conseguir o som certo - mas sem sucesso.


Relembrando sobre essa música no livro "Pigs Might Fly", Gilmour falou: “Eu me lembro de telefonar para Roger Waters e implorar que ele escrevesse algumas palavras para esta canção que eu estava escrevendo, e ele apenas me disse: 'Faça você isso, agora mesmo', e ele desligou o telefone, o que provavelmente foi sua maneira de me ajudar a me recompor, pois eu estava todo encolhido".


Enquanto o lado experimental da banda ainda estava se desenvolvendo, eles encontrariam sua vocação ao criar a magistral música "Echoes" para o álbum "Meddle" (6º disco, 1971), abrindo caminho para experimentações sonoras ainda maiores que viriam em suas obras-primas posteriores.


Mas foi na canção "The Narrow Way" um dos primeiros passos para Gilmour embarcar em uma música que poderia transcender o seu prisma.


"The Narrow Way"


























































Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page