• by Brunelson

Pink Floyd: relembrando performance da música "Shine on You Crazy Diamond" em 1990


O setlist do PINK FLOYD no Knebworth Festival, Inglaterra, em junho de 1990, foi parte de uma noite espetacular na história do rock, quando o icônico grupo fez um dos maiores shows de todos os tempos juntando-se a nomes como Paul McCartney, Eric Clapton e até mesmo uma performance gratificante de Robert Plant com o convidado muito especial, o guitarrista Jimmy Page.

Na época deste show, PINK FLOYD não tocava ao vivo há 01 ano e não queriam perder um festival dessa magnitude, um show que foi classificado por muita gente como sendo um dos maiores de todos os tempos do PINK FLOYD.

Um dos momentos mais comoventes deste concerto, veio quando a banda apresentou uma versão de arrepiar os ossos da canção "Shine on You Crazy Diamond", com todos na plateia totalmente maravilhados com a sua grandeza.

A música é uma ode ao falecido ex-colega e líder de banda, o vocalista original, Syd Barrett. Diz a lenda que Barrett chegou ao estúdio ao mesmo tempo em que a banda estava trabalhando na canção "Shine on You Crazy Diamond", que era justamente sobre o seu fundador.

Barrett havia deixado a indústria da música para sempre (após ser dispensado pelo grupo), optando por morar num hotel em Londres enquanto a sua saúde mental e física saía do controle. Tendo cortado o contato com os seus ex-companheiros de banda, a sua chegada ao estúdio de gravação os deixaram em choque.

PINK FLOYD ficou inicialmente perplexo com a sua chegada, presumindo que ele deveria ser algum membro da equipe, tanto que demorou um pouco para que David Gilmour o identificasse como o seu ex-companheiro de banda, dado o quão tremendamente diferente - e chocante - a sua aparência havia mudado.

Roger Waters, dizem, desatou a chorar imediatamente depois de ver o que Barrett havia se tornado. Naquela tarde de junho também aconteceu o dia do casamento de Gilmour, então, Barrett entrou na sala de controle da gravadora EMI Records, mas saiu sem avisar ninguém, desaparecendo de uma forma estranhamente semelhante de quando chegou.

Voltando ao desempenho do PINK FLOYD em Knebworth, foi uma alegria absoluta do início ao fim. A filmagem também prova que mesmo sem Roger Waters, PINK FLOYD ainda poderia tocar para mais de 100 mil pessoas e ter todos na palma de suas mãos.

Confira exatamente esta performance do PINK FLOYD em Knebworth no ano de 1990, da canção "Shine on You Crazy Diamond" (9º disco, "Wish You Were Here", 1975):


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead