top of page
  • by Brunelson

Pink Floyd: qual música foi banida pela rádio britânica da BBC?


Roger Waters, vocalista/baixista, compositor e um dos membros fundadores do PINK FLOYD, não é um sujeito estranho à controvérsias.

Porém, em meados da década de 60 quando a banda estava em seu capítulo psicodélico inicial, PINK FLOYD não era necessariamente conhecido como o grupo mais ofensivo da época. As suas canções apresentavam letras caprichosas que refletiam os seus sentimentos - além de todo o consumo de ácido LSD para o seu rock psicodélico e gradativamente progressivo.

E mesmo assim, uma de suas músicas seria banida pela rádio inglesa da BBC.

A canção, "It Would Be So Nice", foi um single isolado do grupo lançado em 1968, escrita e cantada pelo tecladista Richard Wright e foi a 1ª música a apresentar o novo guitarrista da banda, David Gilmour, após a saída de Syd Barrett (vocalista/guitarrista original), que mesmo com a ausência de Barrett, a psicodelia do PINK FLOYD permaneceu.


* Pink Floyd: relembrando o último show e saída de Syd Barrett em 1968


* Pink Floyd: qual a única música creditada aos 05 membros da banda?

De acordo com uma história publicada em abril de 1968 pela imprensa britânica, existem 02 versões deste single com letras sutilmente diferentes.


Supostamente, a versão original apresenta uma referência ao jornal londrino chamado Evening Standard. Alega-se que isso fez com que o single fosse banido pela BBC por causa de sua estrita política de não publicidade e que não permitia a menção de nenhum produto pelo nome.

Ironicamente, o artigo mencionado no livro de 1980, "Pink Floyd: A Visual Documentary by Miles", foi publicado no próprio jornal Evening Standard. Supõe-se que a banda foi forçada a gastar 750 libras para gravar uma versão especificamente para a BBC, que mudou a letra do nome da publicação para "Daily Standard".

Esta 2ª versão foi a única a receber relançamentos em vinil e CD no decorrer do tempo, com alguns questionando se existem cópias da versão original citando o "Evening Standard".

Olhando para trás, o baterista do PINK FLOYD, Nick Mason, foi contundente em seu relato: “Nesse período não tínhamos uma direção empresarial. Estávamos sendo pressionados a lançar somente singles de sucesso, com muita gente dizendo na época que era importante trabalhar dessa forma, então, nós começamos a pensar que era importante mesmo. Depois, percebemos que é possível gravar um álbum completo e fazer exatamente o que queríamos fazer”.


"It Would Be So Nice"


* Pink Floyd: resenha da música "Echoes"


* Pink Floyd: as origens da clássica música "Money", segundo David Gilmour


* Pink Floyd: qual a música que David Gilmour se recusa a tocar nos shows?


* Pink Floyd: Top 10 melhores músicas de David Gilmour


* David Gilmour: as suas 06 canções favoritas do Pink Floyd


* Pink Floyd: Top 10 músicas do tecladista Richard Wright


* Pink Floyd: a única música que não sai da cabeça do baterista Nick Mason


* Pink Floyd: a música da banda que o baterista Nick Mason chama de sua favorita


* Pink Floyd: lembrando performance épica da música "A Saucerful of Secrets" no DVD "Live at Pompeii"


* Pink Floyd: o contexto que envolve a música "Comfortably Numb"


* Pink Floyd: relembrando performance da canção "Great Gig in The Sky" no Knebworth Festival em 1990


* Pink Floyd: relembrando performance da música "Shine on You Crazy Diamond" em 1990


* Top 07 maiores riffs do rock'n roll

Mais Recentes
Destaques
bottom of page