top of page
  • by Brunelson

Pink Floyd: qual música foi banida pela rádio britânica da BBC?


Roger Waters, vocalista/baixista, compositor e um dos membros fundadores do PINK FLOYD, não é um sujeito estranho à controvérsias.

Porém, em meados da década de 60 quando a banda estava em seu capítulo psicodélico inicial, PINK FLOYD não era necessariamente conhecido como o grupo mais ofensivo da época. As suas canções apresentavam letras caprichosas que refletiam os seus sentimentos - além de todo o consumo de ácido LSD para o seu rock psicodélico e gradativamente progressivo.

E mesmo assim, uma de suas músicas seria banida pela rádio inglesa da BBC.

A canção, "It Would Be So Nice", foi um single isolado do grupo lançado em 1968, escrita e cantada pelo tecladista Richard Wright e foi a 1ª música a apresentar o novo guitarrista da banda, David Gilmour, após a saída de Syd Barrett (vocalista/guitarrista original), que mesmo com a ausência de Barrett, a psicodelia do PINK FLOYD permaneceu.



De acordo com uma história publicada em abril de 1968 pela imprensa britânica, existem 02 versões deste single com letras sutilmente diferentes.


Supostamente, a versão original apresenta uma referência ao jornal londrino chamado Evening Standard. Alega-se que isso fez com que o single fosse banido pela BBC por causa de sua estrita política de não publicidade e que não permitia a menção de nenhum produto pelo nome.

Ironicamente, o artigo mencionado no livro de 1980, "Pink Floyd: A Visual Documentary by Miles", foi publicado no próprio jornal Evening Standard. Supõe-se que a banda foi forçada a gastar 750 libras para gravar uma versão especificamente para a BBC, que mudou a letra do nome da publicação para "Daily Standard".

Esta 2ª versão foi a única a receber relançamentos em vinil e CD no decorrer do tempo, com alguns questionando se existem cópias da versão original citando o "Evening Standard".

Olhando para trás, o baterista do PINK FLOYD, Nick Mason, foi contundente em seu relato: “Nesse período não tínhamos uma direção empresarial. Estávamos sendo pressionados a lançar somente singles de sucesso, com muita gente dizendo na época que era importante trabalhar dessa forma, então, nós começamos a pensar que era importante mesmo. Depois, percebemos que é possível gravar um álbum completo e fazer exatamente o que queríamos fazer”.


"It Would Be So Nice"














Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page