• by Brunelson

David Gilmour: as suas 06 canções favoritas do Pink Floyd


PINK FLOYD é uma banda tão focada em sua ávida criação musical e com visão de futuro, que eles têm um catálogo incrivelmente denso que é quase impossível se desfazer de 01 disco só.

Com 15 álbuns de estúdio para escolher, quais músicas o fantástico guitarrista/vocalista, David Gilmour, escolheria como as melhores da banda?

Gilmour, que se juntou à banda no início de sua longa jornada de 55 anos, uma vez escolheu 06 músicas que ele mais gosta em um catálogo enorme do PINK FLOYD. Elas são uma coleção de canções que ele diria que resistiram ao teste do tempo.

As músicas favoritas do PINK FLOYD de David Gilmour podem ser um pouco difíceis de avaliar.


A relação de Gilmour com a tempestuosa banda, que o viu lutar com tensões criativas e brigas internas com o outro pilar, Roger Waters, costuma deixar um gosto ligeiramente amargo em sua boca. Especialmente considerando a sua proeminente carreira solo, deve se tornar cansativo ao responder consistentemente a perguntas centradas sobre o PINK FLOYD.

Felizmente, em 2006, a Billboard conversou com Gilmour e em meio a uma entrevista empolgante onde quase todos os aspectos de sua carreira até aquele momento haviam sido discutidos, Gilmour respondeu à pergunta que estava na boca de todos: quais eram as suas músicas favoritas do PINK FLOYD? Embora o cantor tenha escolhido alguns clássicos como as melhores, ele também admitiu que "há muitas delas".

Escolhendo duas do álbum "Wish You Were Here" (9º disco, 1975), ele selecionou as canções “Shine on You Crazy Diamond" e "Wish You Were Here" como destaque.


Selecionando duas das canções mais proeminentes da banda, ele completou possivelmente o triunvirato dos números do PINK FLOYD quando escolheu, sem dúvida, uma das mais famosas da banda do álbum "The Wall" (11º disco, 1979), a música "Comfortably Numb", pela qual Gilmour tem um carinho especial.

Gilmour pode não ter revelado todas as suas músicas favoritas, mas acabou entregando um pouco do jogo quando disse: “A canção 'High Hopes' do álbum 'The Division Bell' (14º disco, 1994) é uma das minhas favoritas de todos os tempos do PINK FLOYD, além das músicas 'The Great Gig in The Sky' (8º disco, 'The Dark Side of The Moon', 1973) e 'Echoes' (6º disco, 'Meddle', 1971)", onde ele finalmente admitiu a derrota, dizendo: “Há muitas delas”.

O resto da entrevista, conduzida para promover a sua turnê solo na época, oferece uma visão sincera de Gilmour.

Depois de ser questionado se deveria ou não tocar em locais maiores para evitar perturbar as pessoas, ele respondeu francamente: “Não posso evitar as frustrações das outras pessoas e não devo nada às pessoas. Se as pessoas quiserem ir aos meus shows, eu adoraria que elas viessem. E se elas gostam da música que eu faço, eu amo isso também, mas eu não faço música para as outras pessoas. Eu faço isso para me agradar”.

É o tipo de determinação e sagacidade que viu David Gilmour não só se tornar um ícone com a sua banda de rock psicodélico e progressivo do PINK FLOYD, mas também se tornar um bastião do esforço criativo ao agir desta forma.

Sobre o seu legado, Gilmour refletiu: “Oh! (longo silêncio) Legado? O que é um legado? Acho que a nossa música continuará a ser tocada por um bom tempo e será esquecida como tudo o mais será esquecido. Quanto tempo isso vai levar? 100 anos, mil anos, um milhão de anos? Eu não faço ideia. Isso não é algo que eu penso muito”.

Ouça abaixo as 06 músicas que David Gilmour considera as melhores do PINK FLOYD:

"Shine on You Crazy Diamond"

"Wish You Were Here"

"Comfortably Numb"

"High Hopes"

"The Great Gig in The Sky"

"Echoes"


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead