top of page
  • by Brunelson

Pink Floyd: a história da capa do álbum "Animals"


Todo o espírito do PINK FLOYD sempre foi alcançar os limites do que o rock and roll poderia fazer. 


Em vez de permanecer no reino do rock psicodélico após a saída de seu vocalista/guitarrista/compositor original em 1968, Syd Barrett, o baixista da banda, Roger Waters, ajudaria a conduzir o grupo para seu próximo grande evento, culminando em alguns dos álbuns mais ousados já criados como "The Dark Side of The Moon" (8º disco, 1973). 


E embora a banda sempre tenha tido sua música na vanguarda de seus álbuns, a "embalagem" de um de seus maiores sucessos uma vez foi suficiente para colocá-los em maus lençóis. Com cada disco lançado apresentando gráficos e fotos maiores que a vida, cada capa de álbum se tornaria obras de arte visuais marcantes na cultura popular, vide "Wish You Were Here" (9º disco, 1975).


Sendo assim e assumindo os vocais desde a dispensa de Barrett, Waters foi criando canções que chegassem ao ponto onde criticassem a indústria musical, onde ele teve outra ideia em mente ao esculpir os sons e a capa do seu próximo álbum de estúdio, "Animals" (10º disco, 1977). Escrita em torno dos personagens do livro "A Revolução dos Bichos" de George Orwell, cada música reflete o lado corrupto do sistema, pensando que os “cães” do mundo não querem nada mais do que caçar suas presas sem remorso.


Para capturar o sentimento das canções, a capa do álbum se tornaria uma imagem igualmente marcante. Ao tirar uma foto de uma usina de energia muito barulhenta de Londres, o principal ponto de discórdia seria o local de onde um balão gigante em formato de porco estaria flutuando no céu.


Embora a ideia original fosse manter o porco gigante preso por uma corda, os fortes ventos daquele dia fizeram com que o famoso porco se libertasse de sua amarra. Vagando pelo horizonte do céu inglês, o porco acabou chamando a atenção das companhias aéreas quando se movia em direção ao aeroporto de Heathrow.


Como lembrou uma vez em entrevista o designer da capa desse disco, Aubrey Powell: “Eventualmente, eles conseguiram inflar o porco e içá-lo entre as 02 chaminés. Estava tudo configurado e pronto para funcionar quando a corrente quebrou e o porco subiu uns 20 mil pés, indo parar bem no centro do tráfego aéreo de Heathrow”.


Depois do aeroporto emitir diversos sinais de alerta pelo rádio aos seus pilotos, começou a busca para descobrir para onde o balão iria em seguida. Rastreando-o até o campo de um fazendeiro na periferia de Londres, o porco descansaria em paz.


A história do porco percorreu nos bastidores e o hype para o lançamento do novo álbum de estúdio do PINK FLOYD disparou, com todos clamando como seriam as novas canções da banda, sendo que o disco "Animals" se tornaria em outro clássico na história do PINK FLOYD.


"Sheep"






















































Commenti


Mais Recentes
Destaques
bottom of page