Alice in Chains: o riff de guitarra que Jerry Cantrell disse que nunca mais irá tocar
by Brunelson
há 4 minutos
2 min de leitura
A música característica e única do ALICE IN CHAINS é intensa, pegajosa, melancólica e visceral, mesmo quando comparada à de outras bandas grunge dos anos 90.
NIRVANA veio de uma cultura punk rock. PEARL JAM trouxe consigo o hard rock clássico com suas músicas rápidas e quebraceiras banhadas no funk rock, onde gradativamente foram se moldando ao punk rock. SMASHING PUMPKINS era a banda com a bandeira do rock progressivo. E o SOUNDGARDEN mesclava o metal e punk rock em algumas de suas músicas, mais parecendo em outras canções um cruzamento entre o LED ZEPPELIN e BLACK SABBATH.
Já o ALICE IN CHAINS foi a banda grunge totalmente influenciada pelo metal. Seus riffs pesados e arrastados demonstram uma clara dívida com as bandas de heavy metal que vieram antes deles.
E sobre esses riffs lamacentos do ALICE IN CHAINS, o guitarrista e compositor desde sempre do grupo, Jerry Cantrell, disse uma vez que tem um deles que ele não toca mais.
Na verdade, estamos falando de uma vinheta lançada no clássico álbum "Dirt" (3º trabalho de estúdio, 1992), a faixa de 43 segundos de duração chamada "Iron Gland", que não está identificada na track-list no encarte do disco e foi colocada escondida entre as músicas "God Smack" e "Hate to Feel".
Aqui, eles contaram com a voz do frontman do SLAYER, Tom Araya, rosnando a frase: "I am iron gland", por cima de um estrondo de guitarra e percussões. E pensando no bem da sua banda, Cantrell resolveu arquivar de uma vez por todas esse riff nessa faixa musical, lhe concedendo uma "casa" fixa para morar.
Acontece que isso era uma piada interna entre os membros da banda, assim como Cantrell deixou escrito no encarte da coletânea do ALICE IN CHAINS, "Music Bank": "O riff no final da faixa 'Iron Gland' era um riff que eu tocava há anos somente para irritar os caras da banda. Eles sempre pediam para eu parar de toca-lo toda vez que eu fazia isso, então, pensei em coloca-lo definitivamente para dormir na gravação de 'Iron Gland', o que deixou os caras da banda muito felizes".
Mas como Cantrell conseguiu que um dos verdadeiros deuses do metal, Tom Araya, contribuísse para algo tão desmiolado?
Cantrell também tem uma resposta para isso, concluindo: "No começo, Tom Araya achou que era bobagem, mas eu disse a ele que era exatamente por isso que ele tinha que fazer aquilo".
E assim, Cantrell cumpriu o prometido e nunca mais tocou esse riff em alguma sessão de estúdio ou passagem de som antes de um show.
Comentários