top of page
  • by Brunelson

Pink Floyd: qual a música esquecida da banda, mas amada por David Gilmour?


No período imediatamente após a demissão de Syd Barrett (vocalista/guitarrista original do PINK FLOYD), o grupo embarcou em uma busca de meia década por sua nova identidade artística.




A experimentação tornou-se a lei da terra, com todos os 04 membros do PINK FLOYD lançando ideias diferentes ao ar para ver o que acabaria pegando. A falta de direção da banda acabou afetando David Gilmour (vocalista/guitarrista), que olhou para trás com zombaria para um dos esforços mais experimentais do PINK FLOYD, o álbum "Atom Heart Mother" (5º disco, 1970, foto).


“Não sabíamos para onde estávamos indo em termos de gravação, mas fomos muito bem apresentando as músicas do álbum 'Atom Heart Mother' ao vivo. Nós éramos muito bons em improvisar, mas não conseguimos traduzir isso para as gravações desse disco”, disse Gilmour para a revista Mojo em 2001. “Gradualmente, uma nova direção se revelou para nós. Uma linha que começou com a faixa-título, 'A Saucerful of Secrets' (2º disco, 1968) até a canção 'Echoes' (6º disco, 'Meddle', 1971), passando antes pela longa peça que foi o disco 'Atom Heart Mother'”.


Gilmour acrescentou: O álbum 'Atom Heart Mother' foi uma boa ideia, mas ficou terrível. Eu ouvi esse disco recentemente e me peguei pensando: 'Meu Deus, é uma merda, possivelmente o nosso ponto artístico mais baixo na carreira'. Parece que não tínhamos nenhuma ideia entre nós, sendo que nos tornamos muito mais prolíficos depois desse álbum”.

PINK FLOYD tentou encenar algumas apresentações ao vivo do disco "Atom Heart Mother", incluindo uma no Hyde Park em Londres no mesmo ano em que o álbum foi lançado. No entanto, embora a banda tenha sido tomada pela ideia de um conjunto completo de canções e composições para um único disco, "Atom Heart Mother" não foi o álbum que satisfaria os seus desejos.

“Tudo o que sempre tentei fazer foi tocar músicas que eu gosto de ouvir. Algumas delas agora, como a canção 'Atom Heart Mother', me parecem uma porcaria absoluta”, disse Gilmour ao site The Word em 2008. “Não quero e não preciso mais tocar coisas das quais não gosto”.

No entanto, uma música desse disco conseguiu cair nas boas graças de Gilmour, a sua composição folk chamada "Fat Old Sun".

“É fantasticamente esquecida”, disse Gilmour agora ao site Prog em 2022. O guitarrista até queria esta canção incluída na coletânea de 2001 do PINK FLOYD, o disco "Echoes", mas a mesma foi negada. “Tentei muito forçar os outros da banda, mas eles não aceitaram incluí-la na coletânea”.

“É uma daquelas músicas em que tudo se encaixou com muita facilidade”, disse Gilmour para a revista Uncut em 2017. Ele finalizou: “Eu me lembro de pensar na época: 'De quem eu roubei isso?' Tenho certeza de que foi do THE KINKS ou de outra banda... Também possui uma boa letra e fiquei muito feliz com esta canção”.


"Fat Old Sun"
























Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page