top of page
  • by Brunelson

Pink Floyd: qual foi a 1ª música que somente David Gilmour e Roger Waters criaram juntos?


PINK FLOYD já tinha um sistema dedicado quando se tornou uma das maiores bandas de rock progressivo do planeta em meados da década de 70. 


Isso incluiu a gestão do vocalista/baixista, Roger Waters, que assumiu a liderança na concepção de conceitos e na composição das músicas para a banda. Começando com o álbum "The Dark Side of The Moon" (8º disco, 1973), o trabalho do PINK FLOYD seria dominado pela maneira como Waters via o mundo ao seu redor - para melhor ou muitas vezes para pior.


Porém, pode ser fácil esquecer que houve um longo período de tempo em que o PINK FLOYD era basicamente um navio sem capitão. Após a dispensa de Syd Barrett em 1968 (vocalista/guitarrista/compositor original), o grupo não sabia que tipo de banda queria ser - excursões de rock espacial, longas peças experimentais, canções folclóricas e até faixas pré-punk foram apresentadas na tentativa de encontrar seu destino em um novo som para se desgarrar das teias de Barrett. 


O tecladista Richard Wright e o vocalista/guitarrista David Gilmour também contribuíram com suas próprias composições, mas grande parte do material da banda foi escrito através de jams sessions e colaborações em grupo no final dos anos 60 e início dos anos 70.


Somente com o álbum "Meddle" (6º disco, 1971) que vimos o PINK FLOYD estabelecer uma parceria que definiria a dinâmica da banda para o resto de sua carreira, enquanto Gilmour e Waters decidiam trabalhar juntos. Embora eles tivessem compartilhado os créditos de composição no passado, esta seria a 1ª vez que Gilmour e Waters escreveram uma música juntos e sem a ajuda de qualquer outro membro do grupo. 


Foram 02 canções lançadas no álbum "Meddle" que resultariam dessa parceria: "A Pillow of Winds" e "Fearless".


Esse disco mostra a experimentação do PINK FLOYD com novos sons e texturas, afastando-se do som anterior do seu rock psicodélico em direção a um estilo mais expansivo e progressivo. O álbum apresenta uma ampla gama de influências musicais, incluindo blues e folk. No entanto, o encontro de 02 mentes criativas e sem limites entre os seus 02 membros principais, provaria ser um legado duradouro.


"A Pillow of Winds" é uma das músicas mais gentis de todo o cânone do PINK FLOYD, não muito diferente da contribuição de Gilmour na canção "Fat Old Sun" (5º disco, "Atom Heart Mother", 1970). Com seu violão afinado em uma variação única aberta em E, Gilmour criou uma progressão de acordes e uma melodia à qual Waters mais tarde adicionou um conjunto de letras. Os resultados agradaram a ambos, então, a dupla decidiu escrever outra canção juntos, que foi "Fearless".


Musicalmente, "A Pillow of Winds" é uma música que se distingue por seus intrincados arranjos de violão. O delicado dedilhado de Gilmour e a suave entrega vocal contribuem para a qualidade da canção, enquanto as texturas sutis dos teclados de Wright adicionam profundidade à atmosfera.


A dobradinha Gilmour/Waters provou ser uma das que mais fizeram sucesso na história da música em geral, vide eles criando canções como "Wish You Were Here" (9º disco, "Wish You Were Here", 1975), "Dogs" (10º disco, "Animals", 1977), "Comfortably Numb" (11º disco, "The Wall", 1979) e tantas outras.


"A Pillow of Winds"




































































Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page