top of page
  • by Brunelson

Pink Floyd: a música da banda que apresenta um canto de torcida de futebol


Em um determinado momento, a música nem sempre foi a coisa mais importante que acontecia no PINK FLOYD.

Embora os pioneiros do rock progressivo certamente passassem a maior parte do tempo aprimorando a sua arte, em diferentes períodos foi necessário encontrar tempo para tomar um chá e fazer pausas para assistir os filmes cômicos de Monty Python ou a jogos de futebol na TV.

E uma música que teve certa influência do futebol foi "Fearless", lançada no 6º álbum de estúdio, "Meddle" (1971). A canção é complementada por um coro completo de cantos de futebol e o áudio foi retirado de uma gravação de campo dos torcedores do time de Liverpool, cantando o hino característico do time, "You’ll Never Walk Alone". De acordo com o baterista Nick Mason, o uso do canto teve que acontecer às custas da lealdade pessoal da banda.


“A ideia de usar o canto da torcida do Liverpool foi interessante", disse Mason ao site Songfacts em 2022. “Roger Waters (vocalista/baixista) é torcedor do time do Arsenal, tipo, éramos pessoas do norte de Londres, então, parecia um sacrilégio usar o canto da oposição, mas admito que é um canto muito poderoso”.

Em 1971, o PINK FLOYD ainda estava tentando encontrar a sua identidade sonora, pois a sombra do ex-vocalista/guitarrista original da banda, Syd Barrett, ainda pairava sobre o grupo, com os álbuns como "Ummagumma" (4º disco, 1969) e "Atom Heart Mother" (5º disco, 1970) mostrando uma banda querendo achar a sua direção musical.

Mas quando chegaram na hora de gravar o próximo álbum, "Meddle", assim como a canção "Fearless", todo o grupo se sentiu mais confortável com as suas habilidades de tocarem sem a influência de Barrett.

“Foi uma coisa de transição, porque essas músicas do disco 'Meddle' é uma peça muito mais comedida do que as canções que Syd Barrett criava”, concluiu Mason. “Já tínhamos usado efeitos sonoros antes, mas não os tínhamos usado dessa forma musical, sabe?”

Com uma nova confiança na sua posição como unidade criativa, o PINK FLOYD entrou em 1972 com a intenção de fazer algo grande.


Eles tiveram que esperar, pois a primeira tarefa daquele ano foi gravar a trilha sonora de um filme. As contribuições da banda para o filme francês, "La Vallée", de Barbet Schroeder, foram posteriormente reunidas no álbum "Obscured By Clouds" (7º disco, 1972), onde logo depois a criatividade inata de seus membros iriam alcançar novas alturas quando entraram em estúdio para gravar o álbum "The Dark Side of The Moon" (8º disco, 1973).


"Fearless"

































Opmerkingen


Mais Recentes
Destaques
bottom of page