top of page

R.E.M: "essa é a melhor música do álbum ‘Accelerate’", disse o vocalista Michael Stipe

  • by Brunelson
  • há 5 minutos
  • 3 min de leitura

Não há nada como uma banda de longa data fazendo um álbum de "retorno às raízes" para lembrá-los de que, realmente, você nunca vai conseguir voltar para o mesmo ponto de origem de quando iniciaram suas atividades.


Seja com o U2 ou o GREEN DAY, a história é sempre a mesma. Uma banda cansada de milionários tentando lhe forçar a voltar às origens para gravar aquele tipo de som igual das antigas, aquele mesmo som de fácil digestão e que rende comercialmente - PEARL JAM manda um abraço ao seu disco de estreia de 1991, "Ten", com fãs até hoje crendo que um dia a banda irá gravar um novo "Ten".


Pode ser um constrangimento para ambas as partes - banda e público, dependendo do caminho que o grupo opta seguir - mas poucas bandas na história do rock não passaram por esse problema, como o R.E.M.


Em 2008, o grupo lançou o álbum "Accelerate" (14º disco), um trabalho explicitamente lançado como um álbum de guitarras de volta ao básico, depois de alguns discos recentes terem flutuados em vagas produções eletrônicas e miasma de sintetizadores. Embora não tenha sido o sucesso comercial que a banda esperava, foi um sucesso de crítica e que contêm uma música que resume tudo o que tornou esse álbum tão especial, o single principal, a canção "Supernatural Superserious".


Através dos acordes arrogantemente simples do guitarrista Peter Buck em sua guitarra da marca Rickenbacker, há um argumento a ser feito de que a música "Supernatural Superserious" não é realmente um retorno ao R.E.M. clássico.


Por um lado, o disco "Accelerate" é muito mais direto do que a maioria dos seus últimos álbuns e até mesmo de álbuns clássicos da banda dos anos 80, como "Document" (5º disco, 1987) e "Green" (6º disco, 1988). Ou seja, vemos Buck abandonando sua palhetada de marca registrada por um riff mais direto e o vocalista Michael Stipe cantando com mais clareza vocal e lírica do que ele jamais teria feito no auge da banda no final dos anos 80 e por toda a década de 90.


Essa clareza lírica também é o coração dessa música. A voz calorosa e reconfortante de Stipe diz que está tudo bem em versos como: “Os detalhes são inteligentes, mas a história é a mesma / Você não precisa explicar / Você não precisa explicar / A humilhação da sua estação adolescente”. Em uma entrevista para a jornalista Jessica Letkemann para a Billboard realizada em 2008, Stipe entrou em detalhes surpreendentes sobre os temas desta canção sobre humilhação adolescente e como esses momentos informam a nossa vida adulta.


Quando perguntado sobre o que o inspirou a escrever isso como pessoas que não eram apenas adultos, mas que já estavam chegando aos 50 anos de idade na época, Stipe respondeu: “Tenho amigos que são adultos e que se movem com tanta graça e equilíbrio pela vida e, de fato, abraçam completamente os aspectos incrivelmente estúpidos de crescer e os momentos humilhantes da adolescência. Eles podem rir totalmente e tirar sarro de si mesmos e se permitir ser, eu acho, um adulto mais completo por causa disso”.


A razão pela qual a canção "Supernatural Superserious" consegue entrar na agulha do “de volta ao básico” melhor do que qualquer outra banda, é bem simples. É porque nem a música nem o álbum de onde ela veio estão tentando convencer o ouvinte de que o tempo não passou. Não estamos mais na década de 80 e isso é uma coisa boa. Com experiência, eles puderam pegar o melhor do que fizeram antes e melhorá-lo com mais sabedoria e cuidado do que jamais eles mostraram quando eram uma banda de garagem e depois na casa dos 20 anos de idade.


É revelador que, à medida que o R.E.M avançou quase 30 anos de carreira quando o disco "Accelerate" foi lançado, a banda ainda olhava para esse álbum com carinho. Isso não os trouxe de volta a ser uma das maiores bandas do mundo em destaque (apenas os mantiveram lá no topo), mas é disso que se trata a experiência e retrospectiva de vida. Eles sabiam que nunca quiseram ser tão grandes e em vez disso, abraçaram seu papel como estadistas mais velhos para as pessoas que realmente os entendiam e realmente precisavam deles. 


Até hoje, como ele detalhou em muitas entrevistas, Stipe ainda classifica a música "Supernatural Superserious" como uma das melhores que a banda já gravou e uma canção da qual ele se orgulha imensamente do disco "Accelerate".


Esse é um clássico (música e álbum) genuinamente subestimado do R.E.M, em um mundo onde o termo "subestimado" é infelizmente usado em excesso, o que poderia ser apenas mais 01 caminho para você explorar e descobrir coisas novas e que balançam suas emoções para uma pulsão de vida - ao invés de se deixar levar se teve ou não importância e sucesso mainstream.


"Supernatural Superserious"


Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page