top of page
  • by Brunelson

David Gilmour: o disco do Pink Floyd que ele chamou de "maldito" e que "não ficou bem gravado"


Enquanto o vocalista/guitarrista do PINK FLOYD, David Gilmour, é frequentemente associado ao auge do sucesso musical com créditos de composição em muitos álbuns icônicos e influentes de sua banda, através de entrevistas ele veio revelando que também possui o seu quinhão de insucessos ao longo de sua extraordinária carreira.

Pode soar como uma posição estranha para o músico que ajudou o PINK FLOYD a acelerar criativamente e compor álbuns clássicos na história do rock, como "Meddle" (6º disco, 1971), "The Dark Side of The Moon" (8º disco, 1973), "Wish You Were Here" (9º disco, 1975) e "The Wall" (11º disco, 1979), mas as falhas – ou pelo menos as que são percebidas pelos seus próprios autores – é essencial para a progressão de qualquer artista, pois é assim que eles entendem e resolvem os seus déficits sobre como desejam abordar o seu ofício.

Juntamente com o seu talento inquestionável, um dos aspectos mais revigorantes na personalidade pública de Gilmour é a sua natureza perspicaz. Refletindo sobre isso, Gilmour ainda possui reservas sobre um dos álbuns lançados pela banda.

Um momento em particular que Gilmour expressou profundo pesar ao escrever uma música do PINK FLOYD, foi a canção "The Narrow Way" (4º disco, "Ummagumma", 1969), conhecida por ter sido escrita e executada inteiramente por Gilmour. Apesar de tal feito, ele descreveu a motivação para a música como uma forma de "desespero".

Falando à revista Sounds Guitar Heroes em 1983, Gilmour foi convidado a explicar essa motivação por trás de sua 1ª composição para o PINK FLOYD: “Bom, nós decidimos gravar esse maldito álbum e cada um de nós da banda criar uma música por conta própria. Foi apenas um desespero mesmo, tentando pensar em algo para fazer e compondo sozinho. Eu nunca tinha escrito nada antes por conta própria e apenas entrei no estúdio e comecei a tagarelar e fui juntando os pedaços. Eu não ouço esta canção há anos e não faço ideia de como toca-la novamente".

Em outra entrevista, agora para a revista alemã Der Spiegel em 1995, perguntaram a Gilmour o que ele pensava sobre os primeiros álbuns do PINK FLOYD pós era de Syd Barrett (vocalista/guitarrista original do grupo), como os discos "Ummagumma" e o seu sucessor de 1970, "Atom Heart Mother" (5º disco).

Gilmour lamentou ambos, concluindo: “Eu acho que ambos são horríveis... Quero dizer, o disco 'Ummagumma' até pode ser bom, mas não ficou bem gravado”.


"The Narrow Way"





























Commentaires


Mais Recentes
Destaques
bottom of page