Jimi Hendrix: o contexto que envolve a música "Little Wing"
by Brunelson
20 de jun.
5 min de leitura
Entre 1966 à 1970, Jimi Hendrix foi sinônimo de algumas das músicas de rock and roll mais ferozes já criadas.
Sua reinvenção da tradição do blues em tons psicodélicos escaldantes, preenchimentos de bateria viajantes, síncopes de tempo duplo e uma livre troca entre padrões de ritmo e guitarra solo, simplesmente inaugurou a era do hard rock e mostrou um caminho a seguir para o metal.
E de tantos clássicos que ele lançou, há uma canção de Hendrix que também fica na mente dos fãs e de seus colegas contemporâneos assim como qualquer outra do seu escopo.
"Little Wing" é uma canção que se apresenta humildemente com uma única linha de guitarra soando quase inacabada, antes de nos levar a “caminhar pelas nuvens” com seu assunto subsequente de felicidade gentil. Finalmente, Hendrix solta sua guitarra para lamentar implorando para que a garota dos seus sonhos se liberte e adicionando um pouco de fogo à sua paixão.
De Eric Clapton a Jeff Beck, muitos colegas de Hendrix pareciam encantados com a música "Little Wing". Suas belas linhas melódicas são enganosamente complexas de tocar e suas estruturas de acordes e posições de dedos incomuns a tornam um desafio especial para qualquer guitarrista que não esteja usando a técnica pouco ortodoxa de Hendrix na guitarra.
Com apenas 02 minutos e meio de duração, sempre que a escutamos ficamos com a sensação de querer mais, mas sua curta extensão é exatamente o que Hendrix pretendia. Em uma entrevista passada, ele se referiu à canção como uma: “Caixa de fósforos muito, mas muito pequena. Era para ser muito simples e eu gosto dela assim”.
Existem várias teorias sobre a identidade da mulher descrita ao longo da música "Little Wing". Dentre elas, 01 mês antes da canção ser escrita e gravada em 1967 para o seu 2º álbum de estúdio, "Axis Bold as Love", Hendrix e sua banda chegaram a cidade de Gotemburgo para a parte sueca de sua turnê europeia. Lá, ele conheceu uma camareira do hotel onde estava hospedado que se chamava Catharina e que, segundo a lenda, se tornaria outra das suas musas por trás de várias de suas músicas.
Hendrix já tinha começado a criar os primeiros acordes da música "Little Wing" adaptando um esboço de uma canção anterior de R&B, mas só conseguiu terminá-la musicalmente e liricamente após conhecer Catharina.
Por outro lado, o título da música carrega a marca registrada do fascínio de Hendrix pela cultura indígena americana, dados seus supostos vínculos ancestrais com o povo Cherokee. O nome "Little Wing" soa muito como o nome de uma pessoa de uma tribo indígena espiritualmente associada a um pássaro de algum tipo. O diminutivo “little” tem a intenção de feminilizar o nome, adicionando uma sensação de fragilidade e vulnerabilidade.
Muito provavelmente, Hendrix reuniu esses 03 elementos díspares – sua canção anterior influenciada pelo R&B, a tradição indígena americana e seu encontro com Catharina – para criar a música "Little Wing". Uma síntese de 03 culturas diferentes em um único e breve momento de perfeição sonora.
Comments