• by Brunelson

Little Richard: "ele fazia o dedão do pé estourar a minha bota", sobre Jimi Hendrix


Little Richard desempenhou um papel fundamental na formação da carreira de Jimi Hendrix, com Hendrix experimentando o seu primeiro gostinho do estrelato quando foi lançado ao centro das atenções sendo parte da banda de apoio de Little Richard (foto).

Hendrix e Richard, no papel, poderia ter sido uma parceria para sempre. Tinha o potencial de estar lá com as melhores de todas, mas infelizmente, não era para ser. Foi o desejo de Jimi Hendrix de estar no centro das atenções que acabaria levando à sua demissão da banda de apoio, não antes de ter aprendido algumas coisas com Little Richard.

Mesmo que não tenha sido a parceria mais duradoura do rock 'n' roll, Hendrix conquistou o respeito de Little Richard não só por causa de sua habilidade técnica, mas também por sua audácia em tentar ofusca-lo - que é exatamente o tipo de coisa que ele mesmo teria feito se estivesse no lugar de Hendrix. Esse respeito ainda não o impediu de ser despedido em 1965, menos de 01 ano depois de quando havia entrado em sua banda de apoio.

"The Life and Times of Little Richard: The Authorized Biography", do autor Charles White, diz que os dois caminhos se cruzaram quando um jovem Hendrix tocava para Gorgeous George, um cantor de soul e alfaiate renomado conhecido por seus lindos ternos.

Little Richard disse a White que Hendrix foi pego sem dinheiro e sem ter para onde ir: “O meu ônibus estava estacionado na Auburn Avenue e Jimi estava hospedado neste pequeno hotel. Ele tinha ido assistir ao nosso show, viu como nós trabalhávamos e simplesmente amou a maneira como eu usava essas bandanas em volta do meu cabelo e como eu me vestia desse jeito selvagem”.

O irmão de Little Richard, Robert Penniman, que atuou como gerente de turnê do extravagante roqueiro, notou que Jimi Hendrix tinha o hábito de se atrasar e ofuscar o ato principal, duas coisas que nenhum guitarrista de sessão deveria fazer.

Penniman lembrou: “Eu demiti Hendrix, que usava o nome de Maurice James o tempo todo em que o conheci. Ele era um guitarrista muito bom, mas o cara nunca chegava na hora. Ele estava sempre atrasado para o ônibus e flertando com as garotas e coisas assim. A coisa chegou ao auge em New York, onde estávamos tocando no Apollo Theatre e Hendrix perdeu o ônibus para a capital Washington. Finalmente consegui que Richard o demitisse”.

Penniman afirmou que Hendrix ligou para eles quando o grupo chegou na capital e Penniman não teve medo de contar ao jovem guitarrista por que ele estava sendo demitido: "Eu estava correndo atrás de Richard e não aceitava esse tipo de besteira", ele disse. Foi uma exigência justa e provavelmente algo que Hendrix precisava aprender antes de se tornar uma estrela por si só.

Em um documentário de 1973 que possuo em minha casa e fala sobre a vida do falecido Jimi Hendrix, Little Richard falou sobre os seus talentos e relacionamento entre eles: “Quando eu o peguei, ele era uma estrela, assim como eu disse a vocês que todo mundo é uma estrela. O único problema é que alguns homens não foram colocados na 'concha' e depois despejados de volta ao mundo, e Jimi Hendrix tinha sido colocado numa 'concha' e foi despejado de volta no mundo, então, os homens verão o seu bom trabalho", disse o sempre excêntrico e cômico Little Richard de uma maneira que só ele poderia fazer.

"Ele tinha aquela coisa que bombeava e fazia mexer os meus pés. Às vezes, ele fazia o dedão do pé estourar a minha bota! Ele fez isso tão bem, ele deu tudo dele para você e é isso que você quer, você quer tudo ou nada. Jimi Hendrix teve essa perseverança para continuar, ele não se importava de parecer estranho como se eu não me importasse e eu já estivesse fazendo isso antes dele. Eu sabia que quando ele me viu, isso lhe deu confiança e uma grande recompensa”, acrescentou Richard.

Havia um arrependimento de Richard sobre o relacionamento deles, pois ele nunca teve a oportunidade de se reunir com Hendrix depois que o guitarrista se tornou a sensação global que sempre estava destinado a ser: "Ele sempre quis ser esta grande estrela, mas você sabe que nunca tive a chance de vê-lo depois que ele conseguiu isso".

“Eu tinha algo para dizer a ele e nunca disse, agora, tenho que falar sobre isso e deixá-lo saber que eu sempre soube que ele iria conseguir”, Richard disse direto do coração.

Ver Little Richard e Jimi Hendrix tocarem juntos deve ter sido uma experiência como nenhuma outra, já que essas duas grandes forças do rock 'n' roll "competiam" pela atenção da multidão e que acabaram se tornando imortais na história da música em geral.


Confira o áudio de estúdio da canção "Lucille" de Little Richard, com Jimi Hendrix na guitarra:


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques