Jimi Hendrix: explicando por que tocou o hino nacional americano no Woodstock Festival em 1969
Em uma segunda-feira na última manhã de agosto no Woodstock Festival em 1969, depois que a chuva torrencial do dia anterior transformou a maior parte do campo aberto em lama, depois de 03 noites de blues, rock'n roll e sejam quais drogas circulando pelo público e palco, e enquanto a luz do sol rastejava naquele amanhecer sobre o que restava das 500 mil pessoas que compareceram envoltos em cobertores, lama e ainda vibrando, Jimi Hendrix subia ao palco para encerrar o festival (foto).
Quase entrando na reta final de sua apresentação, Hendrix resolveu tocar o hino nacional americano pela 1ª vez em contraste com a Guerra do Vietnã que se desenrolava do outro lado do oceano. Hendrix simplesmente rasgou a versão original do hino nacional americano, o temperando com suas famosas emulações de bombas caindo, metralhadoras, sirenes e noises, tudo para ilustrar as "trilhas sonoras" que acompanham uma guerra.
Ou seja, ele transformou sua lendária guitarra Fender Stratocaster branca em seu próprio tipo de arma.
“Tudo o que eu fiz foi tocar o hino nacional. Sou americano, então, toquei”, Hendrix disse quando foi entrevistado pelo programa de auditório da TV americana, The Dick Cavett Show, praticamente 01 semana depois de sua apresentação. “Eles me faziam cantar na escola, então, foi um flashback que eu tive, sabe?”
Mas havia mais do que isso. O próprio Hendrix tinha servido o exército e existem argumentos de que ele foi dispensado por "problemas de comportamento","pouco respeito pelos regulamentos" e que se machucou no exército, pois ele serviu como "paraquedista de plantão".
Em sua entrevista, era tudo o que os jornalistas queriam perguntar a Hendrix, esperando incitá-lo a fazer uma declaração sobre a guerra, mas o maior guitarrista de todos os tempos não mordeu a isca: "Somos todos americanos. Nós a tocamos do jeito que o ar está nos EUA hoje... O ar está ligeiramente estático, veja”.
O apresentador lhe questionou, dizendo que a versão do hino nacional que Hendrix tocou era "não ortodoxa".
Hendrix concluiu gentilmente: “Não, não. Eu achei lindo”.
Essa entrevista e a apresentação de Hendrix nesse programa de auditório está registrado em um dos DVD's oficiais de Jimi Hendrix.
Confira exatamente essa performance de Jimi Hendrix no Woodstock Festival em 1969, tocando o hino nacional americano:
Comments