top of page
  • by Brunelson

Jimi Hendrix: como o cover de "All Along The Watchtower" de Bob Dylan se tornou a versão definitiva


A versão de Jimi Hendrix da música de Bob Dylan "All Along The Watchtower", é a versão definitiva que viu o deus da guitarra elevar o que já era uma ótima canção a outro nível e até hoje ainda permanece a versão cover perfeita de Hendrix.

É também visto como um dos melhores momentos na carreira do maior guitarrista de todos os tempos, Jimi Hendrix.

Escrito pela lendária caneta do trovador Bob Dylan, a versão original dessa música iria "pertencer" a Jimi Hendrix e seus solos totalmente hipnóticos, um estilo livre que não só leva a canção em uma nova direção, mas tem a habilidade para levá-lo a uma nova dimensão. A versão de Hendrix só foi gravada menos de 01 mês depois que Bob Dylan a lançou e foi amor a primeira vista ao ouvi-la.

O fiel engenheiro de som de Jimi Hendrix durante toda a sua carreira, Eddie Kramer, disse mais tarde num documentário que durante a sessão de gravação desta música, Hendrix não conseguia ficar parado depois de ficar todo agitado com a canção. Na entrevista, Kramer disse que Hendrix estava constantemente mudando os padrões e arranjos dos acordes e tentando infinitamente aperfeiçoar o som. Hendrix até mesmo tocou as últimas partes do baixo depois que o baixista Noel Redding já tinha ido embora do estúdio durante o processo de gravação.

Hendrix fez da música de Dylan a justiça final e forneceu um guia para a arte dos covers. Ele pegou as palavras de Dylan e re-imaginou a música de uma forma que só ele poderia, em vez de tentar fazer uma impressão fiel de Bob Dylan e que muitos caíram na armadilha de fazer.

“Todas aquelas pessoas que não gostam das canções de Bob Dylan deveriam ler as suas letras. Elas estão cheias de alegrias e tristezas da vida”, declarou Jimi Hendrix certa vez.

“Às vezes, toco as músicas de Bob Dylan e elas são tão parecidas comigo que parece que eu as escrevi. Tenho a sensação de que a canção ‘All Along The Watchtower’ é uma música que eu poderia ter criado, mas tenho certeza de que nunca a teria terminado”, acrescentou Hendrix.

“Pensando em Bob Dylan, muitas vezes considero que nunca seria capaz de escrever as palavras que ele conseguiu inventar, mas gostaria que ele me ajudasse porque eu tenho um monte de músicas que não consigo terminar”, revelou Hendrix. “Eu apenas coloco algumas palavras no papel e simplesmente não consigo seguir em frente, mas agora as coisas estão melhorando e estou um pouco mais autoconfiante”.

É seguro dizer que Bob Dylan ficou maravilhado com a magnífica interpretação de Jimi Hendrix de sua música e até parece concordar com o consenso de que o cover é que ficou como a versão definitiva da canção.


"Realmente isso me oprimiu", disse Bob Dylan mais tarde. “Jimi Hendrix tinha tanto talento que conseguia encontrar coisas dentro de uma música e desenvolvê-las vigorosamente. Ele encontrou coisas que outras pessoas não pensariam em encontrar lá. Ele provavelmente melhorou com os espaços que estava usando... Eu tirei a licença original para a versão que ele criou e na verdade, continuo fazendo isso até hoje”.

O cover de Jimi Hendrix da música "All Along The Watchtower" foi lançada como single nos EUA em 21 de setembro de 1968, quase 01 mês antes do lançamento do duplo e 3º álbum de estúdio de Jimi Hendrix, "Electric Ladyland", este que seria o último disco de estúdio gravado em vida por Hendrix.

A canção "All Along The Watchtower" alcançaria o 5º lugar no ranking do Reino Unido e ficou em 20º lugar no ranking da Billboard.

Reserve um momento para ouvir esta esplêndida versão do cover de "All Along The Watchtower" por Jimi Hendrix:


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page