top of page
  • by Brunelson

Dinosaur Jr: vocalista escolhe as suas 05 músicas preferidas de Jimi Hendrix


Quando surgem as listas dos melhores guitarristas de todos os tempos, os suspeitos de sempre, como Eric Clapton, Keith Richards, Jimmy Page e David Gilmour, frequentam o Top 10 em vários arranjos, mas o nome que invariavelmente aparece como a nata da colheita é Jimi Hendrix.


Seu estilo foi pioneiro no blues psicodélico e abriu portas que só ele parecia ser capaz de entrar.

Ao tentar entender por que Hendrix estava acima do resto, pode ser útil revisitar os comentários de alguns dos seus vizinhos talentosos nas listas dos melhores guitarristas.

“Um cara pode arruinar um instrumento. Jimi Hendrix, abençoe seu coração, como eu gostaria que ele ainda estivesse por aí. Quase inadvertidamente ele arruinou a guitarra, porque ele era o único felino que poderia fazer isso”, disse Keith Richards ao jornal San Diego Tribune em 2010 ao falar sobre o estilo inimitável de Hendrix. “Todo mundo simplesmente estragou tudo e pensou que 'chorar' na guitarra era a resposta, mas não é. Você tem que ser um Jimi Hendrix para fazer isso, você tem que ser um dos felinos especiais para fazer isso".




















Enquanto os colegas de Hendrix da década de 60, incluindo Clapton, Page e Gilmour, há muito elogiam o falecido maior guitarrista de todos os tempos, a impressão que ele causou não ficou alojada no tempo.

Nas últimas 05 décadas, aspirantes a guitarristas de rock têm lutado com tutoriais de guitarra, imaginando se algum dia serão capazes de tocar uma das músicas principais de Hendrix, "Purple Haze", fielmente a forma que era tocada nos shows.

"Pra mim, é a canção 'Voodoo Child' do álbum de 1968 de Jimi Hendrix, 'Electric Ladyland' (3º e último disco de estúdio). A música começa com alguns arranhões que se transformam em licks carregados de golpes e eventualmente explodem em um ataque pesado", falou uma vez para a rádio WFUV, J Mascis, vocalista/guitarrista do DINOSAUR JR, escolhendo esse clássico como a nº 1 de sua lista das 05 músicas preferidas de Jimi Hendrix.

“O som da guitarra é tão pesado quando entra em ação que me surpreendeu quando escutei pela 1ª vez”, ele continuou. “Essa é a minha conclusão básica sobre isso, tipo, o quão pesada uma música pode soar e o quão legal uma guitarra pode soar”. Esse estilo pioneiro na canção "Voodoo Child" certamente pode ser ouvido no DNA do material do DINOSAUR JR, enquanto Mascis tece acordes pesados com execuções melódicas em suas composições.

Em seguida, Mascis escolheu a música "Little Wing" do 2º álbum de estúdio de Jimi Hendrix, "Axis Bold as Love" (1967). Esta canção mostra o estilo melódico mais claro de Hendrix, em contraste com o seu som mais distorcido em outras músicas: “Eu ouvi primeiro a versão da banda DEREK AND THE DOMINOS fazendo um cover e adorei”, disse Mascis. “Esse foi o 1º vinil usado que eu comprei e percebi como a versão original de Hendrix é mais limpa e pura”.

Após o álbum "Electric Ladyland", Hendrix lançaria um 4º disco (ao vivo) somente com músicas novas e inéditas, "Band of Gypsys" (1970). Se trata de um belo registro, que foi lançado com Hendrix em vida e meio relutante devido à pressão do seu empresário para que cláusulas contratuais fossem cumpridas.

Esse disco ao vivo dá ao ouvinte a chance de recapturar o talento incompreensível exibido nos shows de Jimi Hendrix e um destaque que chamou a atenção de Mascis foi a música "Machine Gun", que possui "o melhor solo de todos os tempos e ele simplesmente segura essa nota. Então, aquela batida legal vem e vai, mas a nota ainda está cantando e ele simplesmente rasga a canção da forma mais lamentável de todos os tempos, o que é simplesmente doentio".

Para suas duas seleções finais, Mascis escolheu as músicas "Spanish Castle Magic" (2º disco) e "Jam Back at The House", essa última da versão ao vivo retirada do Woodstock Festival em 1969 (pois não foi lançada em nenhum álbum de estúdio enquanto Hendrix estava vivo).

Mascis comentou sobre o Woodstock Festival, de quando assistiu pela 1ª vez numa fita de vídeo cassete: “Nunca pensei que o show de Hendrix fosse tão bom, mesmo desafinado e com um bando de tocadores de conga atrás dele, o que não parecia ser a sua melhor ideia, até que o show foi lançado e você percebe que foi realmente incrível. Eu já escutei este show várias vezes e eu amo isso".

Para finalizar a entrevista, Mascis foi questionado de por quê ter escolhido a canção "Jam Back at The House" na sua lista de favoritas, por ser uma música lado-b instrumental que não foi incluída em nenhum álbum de Hendrix: “São mais jams do Woodstock. Riffs legais que ficaram na minha cabeça, ano após ano...”

Confira em ordem as 05 músicas preferidas de Jimi Hendrix, escolhidas pelo frontman do DINOSAUR JR, J Mascis:


1) "Voodoo Child"


2) "Little Wing"


3) "Machine Gun"


4) "Spanish Castle Magic"


5) "Jam Back at The House"


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page