• by Brunelson

Metallica: “Jimi Hendrix é a razão pela qual escolhi tocar guitarra”


O guitarrista do METALLICA, Kirk Hammett, foi entrevistado pela rádio Beats 1 e falou sobre JIMI HENDRIX. Confira:

"A minha história tem a ver com a música 'Purple Haze' quando foi lançada no 1º álbum de estúdio de JIMI HENDRIX, 'Are You Experienced' (1967). O meu irmão botava para tocar este álbum em casa e essa música sempre se destacava para mim, porque soava suja e feia, mas muito corajosa também”.

"Com o meu irmão se mudando, ele levou a sua coleção de discos e naquela época eu tinha uns 08 ou 09 anos de idade. Então, eu estava de novo escutando as músicas da rádio”.

"Eu não ouvia canções como 'Purple Haze' ou qualquer outra coisa que fazia parte da sua coleção de discos na rádio, até quando eu fiz 13 ou 14 anos de idade. Comecei a procurar a minha própria música nas lojas de discos comprando álbuns do DEEP PURPLE, AEROSMITH, LED ZEPPELIN, THIN LIZZY e outros...”

"Lembro-me de ter ido ao show do LED ZEPPELIN em 1977, sendo que o JUDAS PRIEST abriu este show. Não me lembro de nada, exceto pela guitarra Flying K de KK Downing (guitarrista do JUDAS PRIEST)”.

"Mas no intervalo entre as 02 bandas, colocaram para tocar nos PA’s a canção 'Purple Haze'! Fazia uns 05 anos que eu não a escutava mais e aquilo me atingiu com tanta força! Foi mais impactante ainda porque eu a estava escutando através de grandes PA’s ao vivo, sabe?”

"Praticamente, no dia seguinte eu fui comprar alguns álbuns de JIMI HENDRIX e o único que consegui encontrar foi o disco ao vivo no Woodstock Festival (1969)”.

"Em Woodstock, Jimi havia tocado o hino nacional dos EUA daquele jeito que conhecemos e aquilo me fez querer aprender a tocar guitarra. Eu ficava apenas tocando essa música, toda hora”.

"Mas a 1ª música que eu aprendi a tocar foi 'Purple Haze'”.

"Aprendi e 02 semanas depois juntei alguns amigos - eu, um baixista, um baterista e um cantor - e estávamos todos conectados no mesmo amplificador tocando este som...”

"Tocamos 'Purple Haze' e foi tudo durante uns 15 minutos. Fizemos um barulho, demos um tempo e voltamos a tocar novamente".

A seguir, o vídeo clipe da canção "Purple Haze":

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead