top of page
  • by Brunelson

Eric Clapton: qual a sua música preferida de Jimi Hendrix?


Não há muitas lendas da guitarra que possam resistir à presença imponente de bandas como o CREAM, THE YARDBIRDS e toda uma série de outros guitarristas icônicos de outras clássica bandas.

E a percepção de Eric Clapton (que foi guitarrista dessas 02 bandas) como um dos maiores guitarristas de todos os tempos se mantém firme. Na verdade, provavelmente há apenas uma pessoa que poderia segurar a tocha acima de Clapton e que foi o guitarrista Jimi Hendrix.

Os dois guitarristas se tornariam melhores amigos e Hendrix não era apenas um amigo incrível de Clapton, ele também estava "competindo" no mesmo campo.

CREAM ofereceu a Hendrix a sua 1ª apresentação em Londres e o guitarrista obedientemente se levantou e surpreendeu todo mundo que estava ali presente.

Com essa performance, começou a relação entre uma das duplas mais intrinsecamente talentosas que já compartilharam, por exemplo, uma cerveja. Hendrix e Clapton compartilharam piadas, conversas e palcos nos 04 anos seguintes de quando Hendrix chegou em Londres em 1966, com a admiração um pelo outro sempre crescendo e cada vez mais forte.





Porém, o falecimento de Hendrix em 1970 foi uma morte do rock and roll que abalou a cena musical em sua essência e deixou um buraco gigantesco na indústria e no coração de muitas pessoas. Pela 1ª vez, o mundo do rock sentiu que finalmente tinha encontrado o seu salvador e então, como os salvadores costumam ser, Hendrix foi arrancado do seu adorado público, deixando uma marca na sociedade global e muitos fãs desolados, incluindo o seu amigo, Eric Clapton.

Como todos nós, Clapton ainda tem a música que Jimi Hendrix deixou para trás para refletir sobre o seu legado. Com uma conexão tão profunda com ele, a escolha de Clapton de sua música favorita de Hendrix sempre foi intrigante. O fato de Clapton ter escolhido a canção que Hendrix tocou quando se conheceram, a música que Clapton ainda não dominava, é um sinal de grande respeito.

Quando foi entrevistado pelo canal britânico da BBC, Clapton escolheu a versão de Jimi Hendrix da canção "Killing Floor" quando solicitado a selecionar a sua música favorita de Hendrix.


Na verdade, essa música não é de Jimi Hendrix e sim, um cover de Howlin' Wolf e não foi lançada em nenhum álbum de estúdio de Hendrix.

“A primeira vez que conheci Jimi, ele veio assistir ao show do CREAM quando ainda estávamos nos apresentando em universidades e coisas assim”, refletiu Clapton. “Ele apareceu em nosso show na Regent Street Polytechnic em Londres e estávamos tocando lá no palco, quando o empresário de Jimi naquela época, Chas Chandler, veio até nós e disse: 'Tenho um amigo aqui que adoraria tocar com vocês'".

Clapton finalizou: “E eu pensei: 'Ok, pode ser'. Então, Jimi se levantou e explodiu a mente de todos e eu pensei na hora: ‘Ah, alguém que toca as coisas que eu amo, em carne e osso, aqui no palco comigo'. Na verdade, tive o privilégio de fazer parte de algo que ninguém jamais terá... Aquele incidente naquela noite é histórico em minha mente”.

"Killing Floor"
















ความคิดเห็น


Mais Recentes
Destaques
bottom of page