- by Brunelson
top of page
Os anos 60 reinventaram o que poderia ser tocar uma guitarra. Após o rockabilly dançante dos anos 50, a guitarra assumiu um novo papel na nova década. Incontáveis músicos agarraram o instrumento com gosto e experimentaram o seu poderoso som.
Naturalmente, um músico talentoso de estúdio e devoto absoluto ao seu ofício, Jimmy Page estava na vanguarda da mudança da percepção do que o instrumento era capaz.
Graças a um enxame de guitarristas inovadores que tiraram conclusões do movimento do blues, os músicos da época conseguiram mover o som para o próximo nível enquanto a guitarra alcançava um novo zênite.
Mas quem Jimmy Page diria que foi o maior guitarrista de todos os tempos? Quem mudou a balança entre uma geração de músicos sensacionais e influenciou o seu próprio jeito de tocar?
Em uma entrevista para a revista Rolling Stone em 1975, Jimmy Page falou quais foram os guitarristas que o inspiraram, numa conversa que também o fez refletir sobre a dinâmica cena londrina em que começou a trabalhar nos anos 60.
Trabalhando como músico de estúdio e se misturando com a cena que a capital de Londres tinha a oferecer, Page ganhou fama de músico sério, mas também estava entre muitos outros, muitos dos quais ele chamaria de seus músicos favoritos.
Relembrando quem ele considerava os talentos mais vibrantes que nasceram daquela cena lendária que ainda permanece incrivelmente reverenciada por todos esses anos, Page disse: “De todos os guitarristas que surgiram dos anos 60, porém, Jeff Beck, Eric Clapton, Alvin Lee, Pete Townshend e eu, ainda estamos no trabalho e isso diz algo... Beck, Clapton e eu andávamos juntos e éramos uma espécie de clã".
"Pete Townshend era de outra região e costumava ir aos clubes noturnos para assistir os shows dos outros guitarristas”, complementou Page.
Esta é uma declaração interessante de Page, pois oferece uma visão do seu ponto de vista sobre quem ele via como os guitarristas mais talentosos e que ele respeitava, salientando ainda a declaração de elogiar Pete Townshend, apesar do THE WHO ter sido um crítico declarado do LED ZEPPELIN ao longo dos anos.
Continuando sobre o assunto, Page disse o seguinte: “Perdemos o melhor guitarrista que qualquer um de nós já viu e esse foi Jimi Hendrix. Outro grande guitarrista que comecei a conhecer morreu também, Clarence White. Eles foram absolutamente brilhantes..."
"Num estilo totalmente diferente referente ao controle musical, seria Amos Garrett. Ele é orientado por e somente guitarras Les Paul. Não estaríamos em lugar nenhum se ele não tivesse aparecido e tocado guitarra".
"Outro é Elliot Randall. Ele é ótimo!"
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments