top of page
  • by Brunelson

Neil Young: explicando por que Jimi Hendrix foi o melhor guitarrista de todos os tempos


Neil Young é aquela pessoa que, quando está falando, todo mundo silencia para escutar os seus conselhos ou gostos musicais.

Por si só, as suas palavras iluminam as suas músicas e ele possui uma habilidade mercurial só igualada pela sua guitarra eletrizante e travada (no bom sentido), e quando se trata de referenciar grandes guitarristas, Young simplesmente precisa citar Jimi Hendrix.

A arte de Young simplesmente se recusa a se cansar e mesmo ele estando na casa dos 70 anos, ainda é o mesmo vício que era para ele quando começou a carreira profissional em 1967. Ele viu quase de tudo o que há para testemunhar no mundo do rock aproximando-se dos grandes e bons da história, no entanto, nada o surpreendeu tanto quanto testemunhar Jimi Hendrix tocando guitarra, que para Neil Young, senta-se firmemente em 1º lugar no ranking.

Jimi Hendrix e Neil Young tocaram juntos no Woodstock Festival em 1969 e ambos deixaram a sua marca na história ao longo daquele final de semana: “Uma das coisas que me lembro sobre o Woodstock foi tentar chegar lá para tocar. Acontece que o avião fretado em que eu estava junto com Jimi Hendrix voou para o aeroporto errado”, lembrou Young comicamente.

“Nós deveríamos ter ido de helicóptero”, continuou Young. “As estradas estavam congestionadas por causa do festival e não havia ninguém no aeroporto para providenciar uma viagem, então, não tivemos como chegar ao show. Estamos no aeroporto com o nosso advogado, Melvin Belli, tentando descobrir o que fazer, quando Belli resolveu roubar uma caminhonete que estava estacionada no aeroporto”.

Ele acrescentou: “Então, somos nós 03 nesta caminhonete roubada tentando chegar ao show do Woodstock para tocar: Jimi Hendrix, Melvin Belli e eu. Isso é o que eu realmente me lembro sobre o Woodstock” (foto acima é a única tirada com Neil Young e Jimi Hendrix juntos no Woodstock Festival).

Aquele final de semana foi também uma memória abrangente sobre Jimi Hendrix como pessoa e guitarrista. Os anos 60 foram repletos de músicos sensacionais na guitarra e o guitarrista rockstar era o topo de qualquer pira. Enquanto alguns podem defender Eric Clapton (CREAM) ou Jimmy Page (LED ZEPPELIN), ninguém poderia competir com a magnitude da habilidade inabalável de Jimi Hendrix.

Bom, isso também é de acordo com Neil Young e dos próprios guitarristas citados.










“Jimi Hendrix era o melhor em ser capaz de fazer a sua própria expressão com a guitarra”, tudo isso relatado por Neil Young em entrevista ao site Musicians Hall of Fame em 2005. "Hendrix colocou a guitarra em outro lugar e foi o nº 01. Nenhum outro guitarrista chegou perto de Hendrix da maneira como ele tocava rock 'n' roll em uma banda power trio: guitarra, baixo e bateria".

“Ele era único e tinha o seu próprio lugar. De todas as bandas power trio, não havia nada como Jimi Hendrix e a maneira como todos tocavam juntos, o baixista, o baterista... Eram somente os três juntos que faziam aquele som”.

Ele concluiu: “Jimi não era o mesmo quando tocava com outras pessoas e foi o que aconteceu quando ele tocou com a BAND OF GYPSYS, que o tornou livre suficiente para se expressar e ir aos lugares que ele queria ir”.

Realisticamente e mesmo que a música seja subjetiva, a grandeza de Jimi Hendrix é algo que simplesmente não pode ser negado.



Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page