• by Brunelson

Deep Purple: quem são os guitarristas preferidos de Ritchie Blackmore?


Em primeiro lugar, se o nome Ritchie Blackmore para você apenas evoca vagas lembranças da música rock, se a visão de sua guitarra Fender Stratocaster sendo delicadamente colocada sobre os seus ombros não o empolga e se o único riff do DEEP PURPLE que você conhece é da música "Smoke on The Water", então, imploramos que você revisite alguns dos melhores trabalhos desse icônico e enigmático guitarrista.

Sem dúvida, Blackmore é um dos melhores guitarristas na história do rock, flutuando entre nomes como Jimi Hendrix, Jimmy Page, Eric Clapton, David Gilmour, Jeff Beck, Rory Gallagher e outros de sua geração.

As suas performances sempre "delicadas" traçavam a linha entre entregar a música ao público numa "linguagem simples", junto em entregar-se ao seu próprio estilo virtuoso de tocar. É um equilíbrio que ele desenvolveu sozinho como um dos principais guitarristas de sua geração, mas isso não quer dizer que ele também não teve as suas inspirações.

Abaixo, separamos trechos de uma entrevista que Blackmore concedeu a revista Guitar World em 1991, onde ele citou os seus guitarristas favoritos de todos os tempos.

“Devo muito dinheiro a ele”, disse Blackmore ao falar sobre a influência da música clássica de Ludwig Van Beethoven sobre o seu riff icônico da canção "Smoke on The Water". Inspirado pela "5ª Sinfonia" de Beethoven, Blackmore construiu um dos riffs mais replicados de todos os tempos, permitindo que a simplicidade da música superasse qualquer noção de pompa impulsionada pelo ego.

Desde então, tornou-se a marca registrada do DEEP PURPLE e uma música que é conhecida em todo o mundo. No entanto, pesquisar a lista dos guitarristas favoritos desse intérprete foi um pouco mais difícil de encontrar.

Apostamos que os nossos guitarristas favoritos nos forneceram listas robustas citando alguns dos seus contemporâneos, bem como algumas figuras inspiradoras do passado. É quase um rito de passagem onde todos eles, de David Gilmour a Eric Clapton, Jimi Hendrix a Jimmy Page, ofereceram as suas próprias listas em entrevistas que foram concedendo ao longo da vida.

Já para Ritchie Blackmore, tudo se resume somente a essa entrevista de 1991.

Questionado se a sua atuação no clássico álbum "Machine Head" de 1972 foi influenciada por Jimi Hendrix, Blackmore forneceu uma revelação incomum: “Fiquei impressionado com Jimi Hendrix. Não tanto pelo seu jeito de tocar, mas por sua atitude. Ele não era um grande músico, mas tudo o mais nele era brilhante”.

Poderia desencadear num quadro de que Blackmore não era fã de Jimi Hendrix, mas ele continuou: “Jimi Hendrix me inspirou também” ao falar sobre o uso da alavanca na guitarra, Blackmore confirmou: “Até o jeito que ele andava era incrível, entretanto, o seu jeito de tocar guitarra sempre foi um pouco estranho. Hendrix me inspirou, mas eu ainda gostava mais do guitarrista Wes Montgomery... Eu também gostava do guitarrista do THE ALLMAN BROTHERS nessa época, Duane Allman”.

Isso abriu conversa para falar de grandes nomes da guitarra e considerando o momento da entrevista, o próximo nome a ser discutido foi de Stevie Ray Vaughan: “Eu sabia que essa pergunta estava chegando”, respondeu Blackmore. “A sua morte foi muito trágica, mas estou surpreso que todos pensem que ele foi um músico brilhante quando há pessoas como Buddy Guy, Albert Collins, Peter Green e Mick Taylor. Até Johnny Winter, que é um dos melhores músicos de blues do mundo, também é subestimado. Stevie Ray Vaughan foi muito intenso e talvez seja isso que chamou a atenção de todos, mas como músico ele não fez nada incrível”.

São afirmações ousadas de Blackmore, mas nos dá uma indicação clara dos guitarristas que ele pensava ser os melhores. Depois, ele também observou que Eric Clapton o ajudou a desenvolver o seu próprio estilo de tocar, mas não ofereceu muito mais comentários do que isso, sugerindo que Clapton não estava na sua lista exclusiva.


* Deep Purple: "Ritchie Blackmore é inconstante e segue os seus instintos"


* Deep Purple: quando Ritchie Blackmore acusou o Led Zeppelin de "copiar" as músicas dos outros

Buddy Guy e Albert Collins são músicos que todo fã de rock deveria estar ciente, amplamente creditados por desenvolverem um estilo de R&B que incontáveis artistas replicariam nas décadas seguintes. Da mesma forma, Peter Green do FLEETWOOD MAC também era um músico competente, embora amplamente esquecido quando levado para consideração de uma lista como essa.

Também não há dúvida de que, quando Mick Taylor se juntou ao ROLLING STONES, ele proporcionou uma sensação de dinamismo extra à banda. Considerando que podemos colocar Jimi Hendrix na lista de Blackmore ao lado de Duane Allman e Wes Montgomery, significa que esta é uma das listas mais robustas que já testemunhamos.

A realidade é que, com um pouco mais de tempo e uma diretriz clara, Blackmore pode ter fornecido em 1991 uma lista completa dos seus guitarristas favoritos incluindo muitos dos seus contemporâneos. O fato é que poucas pessoas podem impressionar Blackmore porque o guitarrista do DEEP PURPLE definitivamente viu e ouviu tudo isso na própria pele.

Confira os 08 guitarristas favoritos de Ritchie Blackmore:

Jimi Hendrix Duane Allman Johnny Winter Mick Taylor Albert Collins Buddy Guy Peter Green Wes Montgomery


* Eric Clapton: Top 07 guitarristas favoritos de todos os tempos


* Jimi Hendrix: nomeando os seus 09 guitarristas preferidos


* Jimmy Page: quem são os guitarristas preferidos dele?


* Stevie Ray Vaughan: conheça os seus guitarristas preferidos de todos os tempos


* Top 06 guitarristas canhotos na história da música


* Rory Gallagher: o melhor guitarrista de todos os tempos, segundo Jimi Hendrix


* Top 07 solos icônicos de guitarra dos anos 90

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques