top of page
  • by Brunelson

Jimi Hendrix: a música que teve a inspiração sonora e lírica de Elmore James


Conhecido como o rei da guitarra slide, Elmore James foi um dos guitarristas mais influentes na história da música.

Nascido em 1918, James começou a fazer música aos 12 anos de idade usando um instrumento de 01 corda só chamado diddley bow. Inspirado por nomes como Robert Johnson e Tampa Red, James perseguiu a música até ingressar na Marinha dos EUA durante a 2ª Guerra Mundial.

Quando voltou para casa, um emprego na oficina elétrica do seu irmão o levou a criar o seu próprio som alto de guitarra, modificando o seu instrumento com peças da oficina. No início dos anos 50, ele começou a trabalhar com nomes da música como Sonny Boy Williamson II e Willie Love, antes de atuar como líder em sua canção, "Dust My Broom", que se tornou um sucesso inesperado.

O músico inovador lançou canções populares como "Shake Your Moneymaker", "Bleeding Heart" e "Look on Yonder Wall". James influenciou os grandes nomes do rock and roll, de Chuck Berry a B.B. King e Frank Zappa. É difícil imaginar como seria a música moderna se Elmore James nunca tivesse pegado em uma guitarra.

E um músico no qual James teve um impacto indelével foi Jimi Hendrix.

Hendrix, descrito como “indiscutivelmente o maior instrumentista na história do rock” pelo Rock and Roll Hall of Fame, deve muito do seu sucesso a Elmore James. Hendrix homenageou James chamando a si mesmo no início de carreira como Maurice James e posteriormente Jimmy James, ao mesmo tempo em que tentava emular o seu som de guitarra.

Em 1965 e antes da fama, Hendrix gravou o seu 1º de muitos covers ao longo da carreira, que foi a música de Elmore James, "Bleeding Heart", lançada originalmente em 1961. A sua 1ª tentativa de fazer um cover desta canção foi em colaboração quando fazia parte da banda de apoio de Curtis Knight and The Squires, com Hendrix liderando os vocais e tocando guitarra.



Em 1968 e já no auge de sua fama, Hendrix tocou uma versão ao vivo dessa música e que foi gravada de um show em New York e posteriormente encontrada em álbuns piratas.

Outra versão ao vivo foi gravada no Royal Albert Hall, em Londres, para um possível documentário que nunca se concretizou, embora essa gravação possa ser encontrada em coletâneas póstumas, além de várias versões que foram gravadas no estúdio mostrando a progressão de Hendrix para longe do som blues característico de Elmore James, tornando essa música consideravelmente mais otimista.

Mais tarde, a versão de estúdio da canção "Bleeding Heart" gravada por Hendrix seria lançada oficialmente no álbum póstumo, "Valleys of Neptune" (2010), que apresenta músicas inéditas e versões inéditas de canções conhecidas.


Mas essas não foram as únicas ocasiões em que Hendrix homenageou James, que faleceria ainda em 1963.

Em 1967, quando foi gravar o seu 1º álbum de estúdio, "Are You Experienced", Hendrix gravou uma música chamada "Red House" e que se tornaria um marco em seus shows, assim como ficaria como uma das clássicas do seu repertório. Essa foi uma das primeiras canções que Hendrix gravou com a sua banda e segue uma estrutura blues de 12 compassos.


Hendrix afirmou que a música "Red House" foi inspirada no blues que tocava no início de carreira como músico de apoio para outros artistas. Esta canção iria atrair comparações com a música "California Night" de Albert King, que Hendrix chegou a tocar na sua época com Curtis Knight and The Squires.


No entanto, outra fonte de inspiração para Hendrix para a canção "Red House" foi a música de Elmore James, "The Sky is Crying", um padrão de blues que ele gravou em 1959.

Na canção "Red House", Hendrix canta: "Eu tenho um mau pressentimento / Que a minha garota não mora mais aqui". É claro que o músico levantou essa linha da música "The Sky is Crying", onde Elmore James canta: "Eu tenho um mau pressentimento / Que a minha garota não me ama mais".


Parece que Hendrix decidiu homenagear o seu herói musical tanto pela sonoridade da canção, quanto por meio de um pequeno aceno lírico, demonstrando o quão forte foi o impacto de Elmore James em um jovem Jimi Hendrix. Somente como nota, Elmore James e Albert King eram 02 dos guitarristas preferidos de Jimi Hendrix.




"Red House"

















Comentarios


Mais Recentes
Destaques
bottom of page