- by Brunelson
top of page
Conhecido como o rei da guitarra slide, Elmore James foi um dos guitarristas mais influentes na história da música.
Nascido em 1918, James começou a fazer música aos 12 anos de idade usando um instrumento de 01 corda só chamado diddley bow. Inspirado por nomes como Robert Johnson e Tampa Red, James perseguiu a música até ingressar na Marinha dos EUA durante a 2ª Guerra Mundial.
Quando voltou para casa, um emprego na oficina elétrica do seu irmão o levou a criar o seu próprio som alto de guitarra, modificando o seu instrumento com peças da oficina. No início dos anos 50, ele começou a trabalhar com nomes da música como Sonny Boy Williamson II e Willie Love, antes de atuar como líder em sua canção, "Dust My Broom", que se tornou um sucesso inesperado.
O músico inovador lançou canções populares como "Shake Your Moneymaker", "Bleeding Heart" e "Look on Yonder Wall". James influenciou os grandes nomes do rock and roll, de Chuck Berry a B.B. King e Frank Zappa. É difícil imaginar como seria a música moderna se Elmore James nunca tivesse pegado em uma guitarra.
E um músico no qual James teve um impacto indelével foi Jimi Hendrix.
Hendrix, descrito como “indiscutivelmente o maior instrumentista na história do rock” pelo Rock and Roll Hall of Fame, deve muito do seu sucesso a Elmore James. Hendrix homenageou James chamando a si mesmo no início de carreira como Maurice James e posteriormente Jimmy James, ao mesmo tempo em que tentava emular o seu som de guitarra.
Em 1968 e já no auge de sua fama, Hendrix tocou uma versão ao vivo dessa música e que foi gravada de um show em New York e posteriormente encontrada em álbuns piratas.
Outra versão ao vivo foi gravada no Royal Albert Hall, em Londres, para um possível documentário que nunca se concretizou, embora essa gravação possa ser encontrada em coletâneas póstumas, além de várias versões que foram gravadas no estúdio mostrando a progressão de Hendrix para longe do som blues característico de Elmore James, tornando essa música consideravelmente mais otimista.
Mas essas não foram as únicas ocasiões em que Hendrix homenageou James, que faleceria ainda em 1963.
No entanto, outra fonte de inspiração para Hendrix para a canção "Red House" foi a música de Elmore James, "The Sky is Crying", um padrão de blues que ele gravou em 1959.
Mais Recentes
Destaques
2016 by RockInTheHead - Brasil
bottom of page
Comments