• by Brunelson

Jimi Hendrix: as origens misteriosas da música "Hey Joe"


Um ambiente livre de experimentação ao fazer música tão selvagem quanto a de Jimi Hendrix é uma proeza, pois sempre influencia e potencializa a criatividade.

O processo de escrever, compor, arranjar notas e até refazer uma música de outro artista, é um ciclo constante de tentativa e erro. Naturalmente, algumas composições atingem a marca, enquanto outras não.


No entanto, existem algumas sinfonias e algumas criações poderosas que nunca podem dar errado em nenhuma circunstância e a música "Hey Joe" é um exemplo brilhante.

A canção ganhou tanta popularidade que as pessoas perderam a noção de sua origem e a consideraram uma música tradicional de Jimi Hendrix. Embora a canção certamente tenha ajudado o lendário guitarrista a chegar ao topo das paradas com a sua banda e sendo um dos singles do seu álbum de estreia, "Are You Experienced" (1967, foto), "Hey Joe" remonta a sua história há muito tempo atrás antes de Hendrix.


* Are You Experienced: confira a resenha que vem neste clássico álbum

Uma horda de músicos já tinham feito o cover dessa música passando de um gênero a outro, mas ela realmente se apropriou do humor e charme de Jimi Hendrix.

A canção fala de um sujeito (marido) indo para o México, depois de ter baleado a sua esposa devido à infidelidade dela. Além da polêmica letra, a música gerou muita confusão sobre a sua autoria.

No início, alguns creditaram-na ao músico folk americano Billy Roberts, alguns ao amigo íntimo dele, o cantor e compositor Dino Valenti, enquanto alguns preferiram listá-la como uma música tradicional. Não foi até o ano de 1962 que Billy Roberts reivindicou os seus direitos autorais e mesmo depois disso, surgiram várias narrativas contraditórias sobre a origem das letras.

Não se pode evitar que as obras existentes e contemporâneas que marcaram história se inspirem em outras peças criativas. Originalidade e influência em proporções adequadas ajudam a criar um trabalho significativo, mas é imperativo que a pessoa esteja consciente e aprecie a fonte de sua influência.

As letras para a música "Hey Joe" foram extraídas de algumas fontes óbvias que Billy Roberts ignorou mencionar. Seriam as canções "Baby Please Don't Go to Town", escrita por Neila Horn; "Hey Joe" uma música de 1953 com o mesmo nome, escrita por Boudleaux Bryant; e a balada tradicional do século 20, "Little Sadie", todas causaram impacto em Roberts e posteriormente o ajudou a moldar o futuro clássico que Jimi Hendrix iria imortalizar.

De acordo com Roberts, a canção "Hey Joe" foi composta de forma bastante espontânea durante as suas apresentações em clubes e bares.

Várias fontes sugerem que ele não escreveu essa música sozinho, com Dino Valenti ou o cantor folk escocês, Len Partridge, o ajudando com a função. Por outro lado, Pete Seeger observou uma vez que a canção não era nada além de uma adaptação da música de Neila Horn e se ofereceu para apoiá-la, quando ela decidiu reivindicar o seu devido crédito por "Hey Joe" e como resultado, os direitos foram confirmados a Roberts, embora ela tenha conseguido reter uma parte da receita.

Em suma, a versão do cover de Jim Hendrix foi inspirado na versão mais lenta de Tim Rose de 1966. Rose também foi uma das pessoas que afirmou que a letra era de origem tradicional e reconheceu ter aprendido a canção com o cantor folk, Vince Martin.

Chas Chandler, que foi o "olheiro" de Hendrix e produtor/empresário inicial do guitarrista, ouviu Rose cantar a música em um clube de New York e isso iria lhe conceder um insight. Logo depois, Chandler acidentalmente encontrou um desconhecido Jimi Hendrix se apresentando no mesmo clube quando viu o mesmo fazer um cover daquela mesma versão de Tim Rose.


* Jimi Hendrix: a repercussão que causou quando chegou na cidade de Londres em 1966

A versão de Hendrix se tornou um sucesso entre a crescente contracultura dos anos 60, ficando em 6º lugar no ranking do Reino Unido. "Hey Joe" ganhou mais significado ainda por ter sido a última música executada por Jimi Hendrix no Woodstock Festival em 1969 e também a música final de todo o evento que durou 03 dias e que se encerrou numa segunda-feira de manhã.

A história final da origem da canção "Hey Joe" é nebulosa para decifrar, mas uma coisa é clara como o dia: Jimi Hendrix, como fez com tantos outros covers, certamente fez dela a sua própria música.


"Hey Joe"


* Jimi Hendrix: resenha da canção "Crosstown Traffic"


* Jimi Hendrix: guia para iniciantes; 06 canções definitivas de sua carreira


* Jimi Hendrix: gravação da música "Purple Haze" foi numa guitarra Fender Telecaster


* Jimi Hendrix: como o cover de "All Along The Watchtower" de Bob Dylan se tornou a versão definitiva

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques