• by Brunelson

Eric Clapton: Top 07 guitarristas favoritos de todos os tempos


Uma guitarra era tudo que Eric Clapton precisava para construir uma carreira com a qual muitos sonhariam e ele o fez com o maior prazer sob comando convincente do seu armamento.


Embora muitos atestassem terem sido arrebatados pela onda de criatividade dos anos 60, Clapton era um guitarrista determinado e focado.

Membro integrante não apenas de suas próprias bandas como BLIND FAITH e CREAM, mas de toda a cortina musical de estúdios em Londres como membro do THE YARDBIRDS, Clapton ganhou o apelido de "deus da guitarra" como um dos músicos mais talentosos por meio de suas apresentações em pubs e clubes noturnos.

E com tanta vantagem competitiva em todo o seu trabalho, quem Clapton chamaria de seus guitarristas favoritos de todos os tempos?

É fácil se perder na mística do rock ‘n’ roll. As drogas, viagens selvagens e os contos de devassidão decadente, tornam o lado lascivo da música muito tentador para se desviar. No entanto, Eric Clapton sempre defendeu a música ao invés do estilo de vida, pelo menos até certo ponto. O seu talento artístico purista pressionou incansavelmente para manter a música na vanguarda de tudo o que ele fez e o tornou um campeão implacável de musicalidade.

Clapton sempre esteve pronto e disposto a compartilhar os seus pensamentos sobre quem ele pensa que são grandes músicos ou artistas.


Aqui, reunimos uma lista dos guitarristas favoritos de Clapton de todos os tempos - o que também cria uma lista de reprodução inspiradora. Pode nunca ter havido uma lista definitiva, mas a julgar por alguns dos superlativos que Clapton colocou em primeiro nome nas suas entrevistas em sites e revistas durante toda a carreira, é difícil negar algumas inclusões.


Duane Allman, um dos artistas virtuosos da época, forneceu a Clapton o seu solo de guitarra favorito de todos os tempos, então, é seguro assumir que ele está lá entre os seus favoritos. Clapton lembrou de uma vez: "Quando escutei a versão dele para a música 'Hey Jude', liguei para alguém da minha equipe e perguntei: 'Quem é esse guitarrista?’”

Clapton disse que foi informado que o guitarrista em questão era um músico de sessões de estúdio de 22 anos de idade e que usava o nome de Skydog - também conhecido como Duane Allman.

“Posso registrar”, acrescentou Clapton, “que até hoje, nunca ouvi uma guitarra de rock melhor tocando um disco de R&B do que ele. Esta é a melhor".

Também tendo escolhido Muddy Waters e Robert Johnson como parte de sua seleção numa entrevista em 1989, é uma aposta justa que os 02 estão bem classificados nas estimativas de Clapton como um dos melhores guitarristas para ele.

Waters é frequentemente citado como um dos artistas favoritos de Clapton e ele admitiu dizendo que: "Muddy Waters teve a maior influência sobre mim".

Já destacando o padrão de blues de cortar o coração de Robert Johnson, ele disse: “Pra mim, ele é o mais perturbador e quase mais difícil de ouvir de todos os cantores de blues, porque é uma música carregada de muita emoção”. Clapton continuou: “Musicalmente, é o mais complicado de todos”.

Claro, Jimi Hendrix não era apenas um amigo incrível de Eric Clapton, ele também estava "competindo" em campo. A banda CREAM ofereceu ao americano a sua 1ª apresentação em Londres e Hendrix obedientemente levantou-se e surpreendeu todo mundo desde as primeiras notas que tocou.


Keith Altham, famoso jornalista de rock do jornal The Guardian, anotou o encontro entre Clapton e Hendrix nos palcos dizendo que se lembra de: “Chandler (empresário de Hendrix) indo para os bastidores depois que Clapton saiu no meio da música. Clapton fumava furiosamente um cigarro e dizia a Chandler: ‘Você nunca me disse que ele era bom pra caralho’. Claramente, Chandler não só encontrou uma joia de artista, mas também um legítimo candidato ao trono".

* Jimi Hendrix: a repercussão que causou quando chegou na cidade de Londres em 1966


Prince pode não ser o primeiro nome em que você pensa quando sonha com uma lista de seus guitarristas favoritos, mas Clapton chegou a dizer em entrevista que: "Numa época em que eu pensava que o rock and roll estava morto, este é alguém que parece uma reencarnação de Little Richard, Jimi Hendrix e James Brown em uma só pessoa. Achei que era exatamente disso que o mundo precisava quando Prince surgiu”.

Outra inclusão surpresa para alguns e uma escolha inteligente para outros, já que Clapton sempre elogiou o cantor e compositor, John Mayer. Um artista da música popular que Clapton o convidou para o álbum "Eric Clapton & Friends", que deve ter convencido a dúvida de muita gente.

Além do mais, quando Mayer foi gravar a sua parte nesse disco, ele aparentemente tocou 03 músicas em 01 hora, acertando cada parte na "primeira ou segunda tomada". Isso surpreendeu Clapton, complementando: “Eu estava pasmo... Sério mesmo! Pois levávamos o dia inteiro com cada convidado e eu sabia do respeito por John, porque ele é extremamente talentoso e realmente um mestre".

Para finalizar a sua lista e considerando a avaliação de Clapton, todos nós deveríamos ouvir Albert Lee: “Ele é o maior guitarrista do mundo. Um virtuoso supremo, a sua habilidade é extraordinária, o seu ouvido para o som é incrível e ele é talentoso em quase todos os níveis... Não há elogio maior do que isso".

Sem nenhuma ordem qualitativa, confira a lista dos guitarristas favoritos de Eric Clapton:

Duane Allman Muddy Waters Robert Johnson Jimi Hendrix Prince John Mayer Albert Lee


* Eric Clapton: guia para iniciantes; 06 canções definitivas de sua carreira


* Eric Clapton: quando distribuiu guitarras Fender Stratocaster para ícones do instrumento


* Jimi Hendrix: nomeando os seus 09 guitarristas preferidos

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques