top of page

Led Zeppelin: a amarga canção que Robert Plant escreveu as letras falando sobre Jimmy Page

  • by Brunelson
  • há 7 dias
  • 6 min de leitura

Atualizado: há 4 dias

ree

Enquanto o THE YARDBIRDS fazia sua reverência final em 1968, o LED ZEPPELIN surgiria das cinzas dessa mesma banda para rapidamente quebrar recordes antes estipulados pelos BEATLES.


O estilo de blues rock mais pesado do LED ZEPPELIN, alimentado pela bateria estrondosa de John Bonham (considerado por muitos o melhor de todos os tempos) e pelo comando arrebatador da guitarra de Jimmy Page (idem), foi adornado pelos vocais poderosos, porém dinâmicos, de Robert Plant.


Anteriormente um músico profissional de estúdio, Page foi o único ex-THE YARDBIRDS disposto a continuar. Encontrando-se sozinho, ele procurou músicos de 1ª linha para criar a banda de hard rock definitiva de sua era.


Sendo assim, recrutando outro músico profissional de estúdio de Londres, o baixista e multi-instrumentista, John Paul Jones, o time dos sonhos de Page estava formado e a história do LED ZEPPELIN ficaria conhecida por todos. No entanto, no final da década de 70, o grupo começou a mostrar alguns sinais, prenunciando a trágica morte de Bonham em 1980.


A animosidade entre os 04 membros chegou ao ponto de ebulição ao longo dos dois álbuns finais que a banda lançou quando estava em atividade, "Presence" (7º disco, 1976) e "In Through The Out Door" (8º disco, 1979). Na maior parte, um abismo dividiu o grupo ao meio.


Enquanto Page e Bonham mantinham um estilo de vida selvagem, Plant e Jones pareciam mais comprometidos com as façanhas do estúdio, aparecendo nas sessões na hora certa e no estado de espírito certo, com Page e Bonham frequentemente gravando suas partes separados dos outros 02 na calada da noite.


Esse estado de cisão foi refletido em várias músicas durante este período, incluindo as canções "Hots on For Nowhere" (7º disco) e "Carouselambra" (8º disco). Plant escreveu as letras da 1ª canção enquanto se recuperava do seu acidente de carro sofrido em 1975. As letras refletem sentimentos em relação aos seus ferimentos inibitórios e suas divergências simultâneas com Page, com versos do tipo: “Eu tenho amigos que cederão antes de eu cair”, sendo o mais revelador.


Em 1979, essa amargura se dissipou para um sentimento mais geral de desesperança na 2ª música: “Onde estava sua palavra? / Para onde você foi? / Onde estava sua ajuda? / Onde estava seu arco?”, Plant canta.


Confira "Hots on For Nowhere", a amarga canção de Robert Plant que ele escreveu as letras falando sobre Jimmy Page.


"Hots on For Nowhere"


































































Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page