• by Brunelson

Led Zeppelin: vocalista escolhe a sua música favorita enfatizando a bateria de John Bonham


Pergunte a uma estrela do rock a sua música favorita de todo o seu catálogo e provavelmente você receberá uma resposta com o tipo de olhos ardentes e um encolher de ombros sem remorso.

No entanto, se você for específico e pedir a eles o seu lick de guitarra favorito, tirada vocal ou, neste caso, uma levada de bateria preferida, você obterá uma enxurrada de diferentes opções e candidatos viáveis.

Quando Robert Plant, vocalista do LED ZEPPELIN, foi convidado a escolher a levada de bateria favorita do seu próprio baterista de banda, John Bonham, ele mal conseguiu escolher uma.

É de se esperar, não apenas porque Plant estava diretamente conectado a todas as músicas em questão, portanto, talvez se tornando muito próximo da ação para ser objetivo, mas porque John Bonham era um baterista tão talentoso que havia muitas opções para escolher. Sem dúvida considerado um dos melhores bateristas de todos os tempos (se não o melhor), para Plant as notas que ele não tocava eram tão importantes quanto as que ele tocava.

As músicas nas quais Bonham fez o seu nome são muitas e espalhadas por todo o catálogo do LED ZEPPELIN. Desde os momentos iniciais nas ondas de rádio, ficou claro que Bonham estava muito longe de Ringo Starr (BEATLES) ou Charlie Watts (ROLLING STONES). Cada um deles operaram com uma implementação estrita de estilo e entrega, mas para Bonham, tratava-se de interpretar a música à mão e elevá-la da melhor maneira possível. Isso significa que, mais do que qualquer outro baterista naquele período, sem dúvida Bonham se tornou o nome principal da banda ao lado do guitarrista Jimmy Page e de Robert Plant.

“Muitas vezes posso ouvir algumas coisas do LED ZEPPELIN e dizer, bom, pensei que estaria entediado com isso agora...”, disse Plant numa entrevista em 1988 ao descrever como é ouvir LED ZEPPELIN com a morte de John Bonham em mente. "A música 'Kashmir' ou 'The Song Remains The Same'... É o baterista que faz todas elas".

Plant é claro em sua avaliação sobre John Bonham. Ele era diferente de qualquer outro baterista ao seu redor e à medida que a busca pelo rock em sua forma mais pesada se tornou o único jogo a ser jogado nos anos 70, os bateristas foram criando tendências em ficar cada vez mais selvagens.

Inspirados em grande parte pelo baterista do THE WHO, Keith Moon, os bateristas se tornaram um ponto focal de uma banda de rock: “Bonham não começou a se debater como um polvo demente, que era como todo mundo estava fazendo na época”, disse audaciosamente o vocalista do LED ZEPPELIN. “Foi o que ele não tocou que fez dele o baterista sobre o qual todo mundo fala agora, e não o que ele fazia”.

No entanto, pressionado em escolher apenas 01 música que melhor mostrasse os talentos selvagens de John Bonham na bateria, Plant escolheu uma canção menos conhecida, "The Crunge".

Plant descreve a música como: “Uma coisa funk rock a lá James Brown num compasso 5/4”, antes de elucidar por que ele amava tanto essa parte da bateria de John Bonham: “É muito legal e ótimo o que Bonham faz nessa música com o bumbo. O seu trabalho na bateria era tão adequado, extremo e ainda assim tão discreto. Havia tantos elementos diferentes do que ele estava fazendo, então, uma virada de bateria só estaria lá se fosse necessário, mas quando chegava, bem…”

Pode não ser necessariamente tão maníaco quanto no clássico solo de bateria na canção "Moby Dick" ou tão firme quanto na música "Communication Breakdown", mas na canção "The Crunge", Bonham exibe tudo o que confirma como um dos maiores bateristas de todos os tempos.


"The Crunge" (5º disco, "Houses of The Holy", 1973)


* Robert Plant: as suas 09 músicas favoritas do Led Zeppelin


* Jimmy Page: qual é a sua canção favorita do Led Zeppelin?


* John Paul Jones: as suas 03 músicas preferidas do Led Zeppelin


* Led Zeppelin: Top 10 músicas com John Bonham na bateria


* Led Zeppelin: qual o álbum da banda favorito do vocalista Robert Plant?


* Dave Grohl: Top 10 músicas do Led Zeppelin destacando John Bonham na bateria

  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques