top of page
  • by Brunelson

Jimmy Page: a música que ele compartilhou entre o The Yardbirds e Led Zeppelin


O tecido conjuntivo entre os pioneiros do blues britânico, THE YARDBIRDS, e os ícones do hard rock, LED ZEPPELIN, é mais direto do que qualquer outra banda na história do rock.

O guitarrista Jimmy Page foi recrutado para o THE YARDBIRDS em 1966, apenas o tempo suficiente para ver o seu velho amigo e guitarrista, Jeff Beck, sair do grupo para assumir o papel principal em carreira solo. Durante o seu mandato de 02 anos nesse grupo, Page foi mais ou menos a principal força criativa guiando a banda em direção a sons psicodélicos e experimentais que estavam a quilômetros de distância de suas origens com infusão no blues.


No 1º semestre de 1968, THE YARDBIRDS gravou uma série de demos no Columbia Studios em New York. A essa altura, o vocalista Keith Relf e o baterista Jim McCarty já queriam deixar a banda. Depois de mais algumas apresentações, o grupo iria se separar oficialmente, deixando essas gravações demo inacabadas.

Page foi informado pelo empresário da banda que eles ainda tinham compromissos de turnê na Escandinávia para honrar. Com a saída de Relf e McCarty, junto com a saída do baixista Chris Dreja para seguir carreira na fotografia, Page foi encarregado de montar uma nova formação. Apelidado de “The New Yardbirds”, as novas adições de Page incluíam o colega de sessão de estúdio, John Paul Jones, tocando baixo, além dos relativamente desconhecidos, Robert Plant nos vocais e John Bonham na bateria.



Sendo assim, logo iria surgir uma nova banda chamada LED ZEPPELIN e depois de lançarem 02 álbuns de hard rock baseado em blues (ambos em 1969), Page estava pronto para abraçar a música folk no 3º disco da banda, "Led Zeppelin III" (1970).


Enquanto examinava gravações demo das antigas, para que pudesse retirar alguma ideia e incluir nesse 3º álbum do grupo, Page se deparou com aquela sessão final do THE YARDBIRDS em New York. Com um pouco de polimento e uma nova reescrita da letra de uma dessas demos gravada, Page criou a música “Tangerine”, uma das poucas canções do LED ZEPPELIN creditada exclusivamente a ele.

Portanto, a canção "Tangerine" seria a única em toda a discografia do LED ZEPPELIN que foi escrita para ser uma música do THE YARDBIRDS.


"Tangerine"





























Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page