top of page
  • by Brunelson

James Hetfield: frontman do Metallica escolhe a sua música favorita do Led Zeppelin


LED ZEPPELIN foram formadores de opinião que ajudaram a trazer o hard rock para a consciência dominante, desempenhando um papel essencial em persuadir várias estrelas e ícones do rock, como por exemplo, o vocalista/guitarrista do METALLICA, James Hetfield.

Embora a sua memória seja um pouco nebulosa sobre quando ele começou a tocar guitarra, Hetfield se lembra vividamente de tentar recriar o brilho do guitarrista do LED ZEPPELIN, Jimmy Page, no quarto de sua casa - mas sem sucesso.


Como muitos guitarristas, a primeira música que ele passou horas tentando aprender foi "Stairway to Heaven" e por esse motivo, esta canção sempre manteve um lugar importante em seu coração.

Jimmy Page havia dito uma vez em entrevista para a revista Classic Rock sobre a música "Stairway to Heaven": “Eu invariavelmente fazia solos de guitarra no final das gravações, uma vez que os vocais finalizados e quaisquer overdubs já estivessem prontos. Nas circunstâncias aqui, há um baixo, uma guitarra de 12 cordas, gravadores e todos os tipos de coisas. Eu sempre colocava o solo somente no final da canção, porque você realmente vive a música até então e sendo o produtor, você já supervisionou todos os overdubs que aconteceram”.

Page continuou: “Eu basicamente peguei a minha guitarra Fender Telecaster para fazer aquele solo. Mesmo que eu já estivesse tocando com guitarras Gibson Les Paul, eu queria colocar aquela 'mordida' de uma Telecaster nela. Foi a mesma Telecaster que toquei no 1º álbum do LED ZEPPELIN, aquela que o guitarrista Jeff Beck me deu de presente e que usei no THE YARDBIRDS... É uma guitarra meio mágica, na verdade”.

É um direito de passagem para qualquer guitarrista que queira se testar, onde a sensação de realização que dominou Hetfield quando ele finalmente tocou a canção "Stairway to Heaven", foi um enorme sentimento de orgulho para o músico iniciante.

Sendo entrevistado pela revista Rolling Stone em 2004, Hetfield nomeou as suas 10 músicas favoritas de todos os tempos e "Stairway to Heaven" estava compreensivelmente em sua lista.


Explicando a sua decisão, o frontman do METALLICA relembrou alegremente: “Quando ganhei um violão pela 1ª vez, descobri os primeiros dedilhados da canção 'Stairway to Heaven' e corri pela casa, dizendo: 'Dêem uma olhada nisso! Eu sei tocar essa música!' Tipo, ok, mas onde estava o resto da canção então? (risos)”

Depois que Hetfield formou a sua 1ª banda chamada OBSESSION, eles reuniram a sua miscelânea de influências que, é claro, incluía o LED ZEPPELIN. Embora o grupo não tenha chegado à grandeza, foi essa experiência que fez parte do desenvolvimento de Hetfield, um trampolim que seria benéfico anos depois quando ele formou o METALLICA.

“OBSESSION era uma banda do ensino médio da escola e basicamente tocávamos na garagem do meu amigo fazendo covers”, disse Hetfield numa entrevista para o site Louder Sound. “Fazíamos cover de bandas como THIN LIZZY, BLACK SABBATH e LED ZEPPELIN, nos apresentando em festas de amigos. Não me lembro de ter aprendido realmente a tocar guitarra (risos), só me lembro de pegar uma guitarra pela primeira vez e pensar: 'Como eles fazem todos esses barulhos?'”

O amor de Hetfield pelo LED ZEPPELIN se completou em 2009, quando o vocalista realizou um sonho de infância com Jimmy Page se juntando ao METALLICA no palco do Rock and Roll Hall of Fame, junto com Jeff Beck e o baixista do RED HOT CHILI PEPPERS, Flea, sendo que este supergrupo recém-criado gerou uma alegria estampada no rosto de Hetfield durante a apresentação que ele não conseguiu esconder.


"Stairway to Heaven" (4º disco, "Led Zeppelin IV", 1971)


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page