top of page
  • by Brunelson

Led Zeppelin: a clássica música que Robert Plant chamou de "ótima, mas ridícula"


Formado a partir das cinzas do THE YARDBIRDS em 1968, o LED ZEPPELIN consistia em 04 músicos imensamente talentosos: Robert Plant como vocalista, Jimmy Page na guitarra, John Paul Jones como baixista e tecladista, e John Bonham atrás da bateria.

No final da década de 60, LED ZEPPELIN havia lançado os seus 02 primeiros álbuns de estúdio e já era uma grande presença, rivalizando com o ROLLING STONES e BEATLES pelo trono do rock. Músicas clássicas do LED ZEPPELIN como "Good Times Bad Times", "Dazed and Confused", "Communication Breakdown", "Whole Lotta Love", "Moby Dick" e "Ramble On" já haviam sido lançadas, mas muita coisa boa e lendária ainda estava por vir.

No início dos anos 70 em diante, LED ZEPPELIN iria lançar os seus álbuns favoritos de crítica e comercialmente falando, começando com o 3º disco, "Led Zeppelin III" (1970).


Apesar desse álbum ter sido criticado pela imprensa na época de seu lançamento somente por apresentar um lado mais experimental e acústico da banda, o mesmo abre com uma canção poderosa, violenta e marcial, a qual também iria se colocar na prateleira mais alta ao lado das músicas mais conhecidas do LED ZEPPELIN, "Immigrant Song".


Robert Plant relatou no livro "Led Zeppelin: The Biography", do autor Bob Spitz, sobre a canção "Immigrant Song": “Faz você pensar em vikings e grandes navios… E no estômago trabalhando de John Bonham. E bang! Lá estava ela: ‘Immigrant Song’”.

“A propósito, é uma pena que essa música não seja fácil para as crianças tocarem”, acrescentou Plant em uma entrevista agora de 2023 para o site Vulture. “Mas todo mundo consegue entende-la, sejam jovens ou velhos. É uma ótima canção, apesar de musicalmente acha-la não apenas um pouco ridícula, mas totalmente ridícula. Porém, considerando que escrevi as letras voando no ar dentro de um avião deixando a Islândia, onde havíamos feito um show fantasticamente inspirador e que tinha sido uma aventura para nós, é uma ótima música além da qual não haverá livros escritos marcando esse momento que estávamos sentindo, além das letras desta canção”.

Mas em que sentido Plant se refere chamando a música "Immigrant Song" de "ótima"?

“Achei a canção ‘Immigrant Song’ ótima porque remonta ao efeito da Idade das Trevas em meu ser”, disse o vocalista do LED ZEPPELIN. “Estou sentado aqui olhando para a escuridão de um prédio na Islândia que foi construído no século XV. Não é um prédio bonito e sofisticado, é apenas um prédio que foi escolhido para trazer mais de mil mortes diferentes aqui. Sei que isso já acontecia antes da Guerra Civil, antes, antes, mas muito antes, desde todas essas histórias de vikings e coisas assim”.

Plant finalizou, reconhecendo que a música "Immigrant Song" sempre foi um grande sucesso entre o público jovem até os dias de hoje, sendo usada com grande efeito em trilhas sonoras para vários filmes, desde "Shrek" até "Escola de Rock": “Dar esta canção para as crianças é importante. Encaminhem essa música pra cima, pra baixo e continue enviando a todos... Apenas curtam, porque não há hierarquia aqui".


"Immigrant Song"

























Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page