top of page
by Brunelson

Led Zeppelin: a clássica música que Robert Plant chamou de "ótima, mas ridícula"


Formado a partir das cinzas do THE YARDBIRDS em 1968, o LED ZEPPELIN consistia em 04 músicos imensamente talentosos: Robert Plant como vocalista, Jimmy Page na guitarra, John Paul Jones como baixista e tecladista, e John Bonham atrás da bateria.

No final da década de 60, LED ZEPPELIN havia lançado os seus 02 primeiros álbuns de estúdio e já era uma grande presença, rivalizando com o ROLLING STONES e BEATLES pelo trono do rock. Músicas clássicas do LED ZEPPELIN como "Good Times Bad Times", "Dazed and Confused", "Communication Breakdown", "Whole Lotta Love", "Moby Dick" e "Ramble On" já haviam sido lançadas, mas muita coisa boa e lendária ainda estava por vir.

No início dos anos 70 em diante, LED ZEPPELIN iria lançar os seus álbuns favoritos de crítica e comercialmente falando, começando com o 3º disco, "Led Zeppelin III" (1970).


Apesar desse álbum ter sido criticado pela imprensa na época de seu lançamento somente por apresentar um lado mais experimental e acústico da banda, o mesmo abre com uma canção poderosa, violenta e marcial, a qual também iria se colocar na prateleira mais alta ao lado das músicas mais conhecidas do LED ZEPPELIN, "Immigrant Song".


Robert Plant relatou no livro "Led Zeppelin: The Biography", do autor Bob Spitz, sobre a canção "Immigrant Song": “Faz você pensar em vikings e grandes navios… E no estômago trabalhando de John Bonham. E bang! Lá estava ela: ‘Immigrant Song’”.

“A propósito, é uma pena que essa música não seja fácil para as crianças tocarem”, acrescentou Plant em uma entrevista agora de 2023 para o site Vulture. “Mas todo mundo consegue entende-la, sejam jovens ou velhos. É uma ótima canção, apesar de musicalmente acha-la não apenas um pouco ridícula, mas totalmente ridícula. Porém, considerando que escrevi as letras voando no ar dentro de um avião deixando a Islândia, onde havíamos feito um show fantasticamente inspirador e que tinha sido uma aventura para nós, é uma ótima música além da qual não haverá livros escritos marcando esse momento que estávamos sentindo, além das letras desta canção”.