Jimmy Page: a música do Led Zeppelin que ele considera ter a maior “arrogância” de sua guitarra
Se há uma frase que melhor descreve o LED ZEPPELIN é “arrogância musical” (no bom sentido).
Indiscutivelmente, nunca houve uma banda de rock tão ousada, com cada um dos quatro membros trazendo algo vital para a dinâmica do grupo. Por sua vez, eles tornaram o gênero hard rock mais pesado e pulsante do que nunca, abrindo caminho para muitas outras categorias musicais e onipresentes.
Exalando frescor desde o momento em que se formaram em 1968, não há nenhuma surpresa real que o LED ZEPPELIN tenha ganhado destaque tão rapidamente. Eles não apenas se formaram perfeitamente a partir das cinzas de um dos grupos mais influentes da época, THE YARDBIRDS, mas no final dos anos 60, eles usurparam os BEATLES como a maior banda em atividade do planeta.
Na verdade, LED ZEPPELIN até quebrou o recorde de maior público em shows.
Embora o grupo também fosse mestre no cenário ao vivo, a coragem confiante de seus álbuns de estúdio sustentou tudo o que eles fizeram, e mesmo que a arte estava impregnada no vocalista Robert Plant, no baixista John Paul Jones e no baterista John Bonham (considerado por muitos o melhor baterista de todos os tempos), foi o guitarrista Jimmy Page quem teve um impacto decisivo em sua trajetória. Isso não foi apenas pelo poder de sua musicalidade, mas também porque ele era o líder da banda e principal compositor. Era a visão dele que eles seguiam o tempo todo.
Sendo um dos melhores guitarristas de todos os tempos, muitos momentos afirmam sua "arrogância" na guitarra em músicas como "Stairway to Heaven" e "Achilles Last Stand", mas segundo seu próprio criador, há uma canção que demonstra sua “arrogância” mais do que qualquer outra.
Page uma vez citou a música "The Rover", lançada no álbum "Physical Graffiti" (6º disco, 1975), que oferece o melhor exemplo desse estilo do LED ZEPPELIN. Esta canção originalmente era acústica, mas assumiu um aspecto de hard rock quando chegou a ser gravada para o álbum de 1973, "Houses of The Holy" (5º disco). No final das contas, ela não foi incluída no álbum, mas quando o grupo foi gravar o disco "Physical Graffiti", Page adicionou vários overdubs de guitarra que não tinha na gravação anterior e ela finalmente encontraria seu lugar.
“A coisa toda sobre a música ‘The Rover’ é essa arrogância, sabe? Toda a arrogância da atitude da guitarra”, disse ele em uma entrevista para a revista Rolling Stone. Page citaria o guitarrista Link Wray como o artista que transmitiu a atitude que ele queria capturar na canção "The Rover".
O guitarrista do LED ZEPPELIN finalizou sobre a sua música: “Receio ter que dizer isso, mas é o tipo de coisa que fica tão aparente quando você ouve a música ‘Rumble’ de Link Wray... É apenas total atitude, não é? Então, para ser honesto com você, esse tipo de atitude provavelmente está no meu DNA".
Comentários