top of page
  • by Brunelson

Led Zeppelin: qual era a música favorita do baterista John Bonham para tocar ao vivo?


“Cada show é importante para nós. Neste negócio, você não pode se dar ao luxo de se tornar complacente. Se você adotar essa atitude, você está morto” (John Bonham, baterista do LED ZEPPELIN).

Poucos bateristas conseguem igualar as performances poderosas que John Bonham fazia em ocasiões regulares. O louco mercurial por trás da bateria do LED ZEPPELIN era conhecido por dar tudo de si em cada show.

Mas qual era a música favorita do baterista para tocar ao vivo?

Bonham nunca escolheu explicitamente uma única música como a sua favorita do LED ZEPPELIN para tocar ao vivo, pois o baterista não era de dar a sua opinião sobre muita coisa, sendo que raramente concedia entrevistas.


Ele também foi um dos melhores solistas de bateria que já caminhou sobre a Terra, o que significa que durante a maioria de suas apresentações, Bonham poderia sair e entregar solos que às vezes duravam 30 minutos - vide a canção "Moby Dick".

E houve uma música que John Bonham notou como sendo uma alegria tocar ao vivo: "Trampled Under Foot".


Esta canção foi uma das seções mais funk rock do álbum "Physical Graffiti" (6º disco, 1975) e forneceu à banda um setlist diferenciado quando eles subiam aos palcos. Assim, foi o ritmo funk rock que Bonham ficou atraído, claramente uma jam session para ele se sentar no banquinho da bateria e mandar a ver.

“É ótimo pra mim, sabe? Ótimo ritmo para um baterista”, explicou Bonham no livro "Led Zeppelin: The Oral History of The World’s Greatest Rock Band". Ele continuou: “Está no ritmo certo e você pode aplicar um monte de refrescos nela”.


Para um baterista da magnitude de John Bonham, essas características que ele atribuiu à canção desvendam uma imagem bastante clara dela sendo uma de suas favoritas para tocar ao vivo.

“Para um grande homem branco da Inglaterra, John Bonham era bem funky”, lembrou uma vez o frontman do FOO FIGHTERS e baterista do NIRVANA, Dave Grohl, sobre essa música. “É uma batida funk rock de avanço rápido como um rolo de metralhadora. Ele era muito rápido na bateria e o seu senso funk rock e de sentimento eram muito naturais”.


Alegadamente, de acordo com o baixista do LED ZEPPELIN, John Paul Jones, essa música foi escrita após uma inspiração em escutar Stevie Wonder e sua canção icônica, "Superstitious", a que se deve à natureza funk rock.

Também falando para o mesmo livro, John Paul Jones explicou mais sobre a origem da música "Trampled Under Foot", concluindo: “Tinha acabado de começar a toca-la no clavinet e Bonham entrou com essa pisada gloriosa fornecendo essa ótima sensação. Ele podia tocar na frente da batida e podia tocar atrás dela, dependendo do que fosse necessário e a canção 'Trampled Under Foot' possui essa arrogância".


"Trampled Under Foot"









Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page