• by Brunelson

John Paul Jones: as suas 03 músicas preferidas do Led Zeppelin


Pergunte a qualquer fã purista de rock'n roll e eles dirão que um dos melhores músicos na história do gênero é John Paul Jones.

Entretanto, o baixista do LED ZEPPELIN - entre outros papéis importantes de composição - sempre escapou dos slogans que os seus colegas de banda receberam.


Jimmy Page é conhecido como um dos maiores guitarristas que já existiu. Da mesma forma, John Bonham é amplamente considerado, no mínimo, o baterista mais poderoso de todos os tempos. Robert Plant também opera com a indiferença discreta de um cantor de classe mundial, mas por alguma razão, Jones nunca recebeu realmente os seus devidos holofotes na época.

É uma pena porque, sem Jones, LED ZEPPELIN não estaria em lugar nenhum. O baixista é um dos músicos mais melódicos de sua geração e deve ser considerado um verdadeiro pilar do rock‘n roll como o conhecemos. Tudo graças ao tempo que o baixista passou trabalhando na cena londrina durante o boom do rock nos anos 60.


Jones é um talento que pode ser ouvido em todo o catálogo do LED ZEPPELIN e particularmente nas canções que ele selecionou como as suas favoritas da banda, quando foi entrevistado pela TV sueca em 2003.


Claro, ele ficou feliz em homenagear o brilhantismo de músicas como "Stairway to Heaven", mas também observou a brilhante canção "Kashmir" como uma de destaque do álbum "Physical Graffiti", chamando a música de "uma grande peça de exibição e um grande gesto muito teatral”.

Quando pressionado pela sua música favorita, ele voltou a atenção mais uma vez para "Kashmir", compartilhando a sua apreciação pela construção da canção.


É uma música que também foi escolhida como uma das favoritas por Robert Plant e a favorita de Jimmy Page.


* Robert Plant: as suas 09 músicas favoritas do Led Zeppelin

* Jimmy Page: qual é a sua canção favorita do Led Zeppelin?


* Led Zeppelin: Top 10 músicas com John Bonham na bateria

Jones também compartilhou algumas outras canções que ele chamaria de suas favoritas: “A atmosfera em ‘When The Levee Breaks’ é incrível”, disse ele ao entrevistador.

Outra da favorita de Jones é a brilhante música "What is and What Should Never Be", dizendo: “A forma como a seção rítmica e a bateria entra, é simplesmente mágica com aquela mudança de marcha”.

Durante uma entrevista, até o vocalista/baixista do RUSH, Geddy Lee, escolheu esta música como a sua preferida com John Paul Jones no baixo: “Há tantas músicas que eu poderia escolher do LED ZEPPELIN que apresentam um baixo profundo e discreto, mas a da canção 'What is and What Should Never Be' é a minha favorita".

Mas o que fez esta música brilhar tanto para o baixista do RUSH?

“É a maneira como John Paul Jones muda de marcha, segura o fundo pesado e adiciona uma melodia incrível ao longo da música. Ele é um músico tão fluido e um talento musical completo”.

É uma peça musical que mostra Jones como um mestre em seu ofício e também um fã único do LED ZEPPELIN.

Você pode ouvir cada uma das músicas citadas por Jones e entender por que ele as amava mais do que as outras.


Música: "Kashimir"

Álbum: "Physical Graffiti" (6º disco, 1975)


Música: "When The Levee Breaks"

Álbum: "Led Zeppelin IV" (4º disco, 1971)


Música: "What is and What Should Never Be"

Álbum: "Led Zeppelin II" (2º disco, 1969)


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques