top of page
  • by Brunelson

Led Zeppelin: a clássica música criada em 15 minutos


Depois de superar a banda de maior sucesso de todos os tempos, os BEATLES, como o ato mais empolgante do planeta, o LED ZEPPELIN estava retornando ao estúdio para gravar mais um magnum opus em sua carreira, o álbum "Led Zeppelin IV" (4º disco, 1971, foto).



Gravado em seu retiro grandioso, a mansão Headley Grange em Hampshire, Inglaterra, o álbum foi uma reação resoluta à imprensa negativa que o seu 3º e mais experimental disco, "Led Zeppelin III" (1970), havia recebido.

Reafirmando a todos que a década de 70 era a década do LED ZEPPELIN, o maior triunfo do seu 4º álbum é que ele capturou a energia mercurial dos primeiros dias de banda, ao mesmo tempo em que estabeleceu um novo rumo, como evidenciado em músicas como "Stairway to Heaven", "Black Dog" e "Going to California".

E um dos cortes mais significativos do disco "Led Zeppelin IV" é a canção "Rock and Roll", uma peça visceral de rock and roll clássico que energizou a influência dos seus primeiros heróis, como Chuck Berry. A música é completa com uma bateria forte de John Bonham, uma das performances de assinatura do guitarrista Jimmy Page, a base sempre sólida do baixista John Paul Jones, junto com o vocal épico de Robert Plant.

Notavelmente, esta canção surgiu da luta que John Bonham estava tendo com outra música que estava sendo muito difícil gravar, "Four Sticks". Como a canção "Four Sticks" tinha um padrão de bateria quase impossível de tocar para Bonham, ele ficou tão frustrado que começou a tocar um ritmo solto e tradicional na bateria baseado na música hit de 1957 de Little Richard, "Keep a Knockin".


Como Robert Plant relembrou numa entrevista: "Bonham fez a introdução da bateria da canção 'Keep a Knockin' de Little Richard e nós apenas seguimos em frente. Comecei logo a fazer a melodia vocal, Jimmy Page foi logo abordando um riff para ela e foi tão emocionante que falamos na hora: 'Vamos trabalhar nisso'".

Em uma das demonstrações mais vívidas do poder coletivo do LED ZEPPELIN, em apenas 15 minutos a música "Rock and Roll" foi concluída.

“Nós apenas pensamos que o rock and roll precisava ser retomado”, Plant acrescentou nessa entrevista para a revista Cream em 1988, finalizando: “Eu finalmente estava em uma banda de muito sucesso e sentimos que era hora de realmente chutar o traseiro das pessoas. Não me refiro a uma coisa intelectual, porque não tínhamos tempo pra isso, mas só queríamos deixar tudo vir livremente à tona. Sentimos na hora que, o que estávamos criando era uma coisa muito animal e super poderosa”.


"Rock and Roll"




















Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page