Led Zeppelin: quem é Roy Harper, que ganhou uma música da banda em seu nome?
Chegar ao final do clássico álbum "Led Zeppelin III" do LED ZEPPELIN depois de escuta-lo na íntegra, deixa a maioria dos ouvintes em um lugar calmo (3º disco, 1970).
Embora o lado A do disco tenha o estilo hard rock familiar da banda em músicas como "Immigrant Song" e "Out on The Tiles", o lado B do disco é amplamente acústico, com canções como "Tangerine", "That’s The Way" e "Bron-Y-Aur Stomp" fornecendo um contraste suave com o material mais pesado da banda.
Mas para a última música do álbum, aquele blues pantanoso raiz mais uma vez volta à tona com a música "Hats Off to (Roy) Harper". Apresentando a voz de Robert Plant filtrada por distorção e a guitarra de Jimmy Page deslizando pra cima e pra baixo como um clássico blues delta, a canção é uma decolagem da música "Shake ‘Em on Down" do artista Bukka White. Apesar disso, a mesma foi creditada como uma composição tradicional arranjada por “Charles Obscure”, uma piada interna dentro da banda e continuando sua tendência de não dar o devido crédito às antigas canções de blues.
“Isto surgiu de uma jam session que Robert e eu tivemos uma noite no estúdio”, Jimmy Page disse para a revista Melody Maker antes do lançamento do álbum "Led Zeppelin III": “Há uma fita inteira de nós detonando diferentes coisas de blues no estúdio. Robert estava tocando gaita e ele a usou para a música. É para ser um sincero agradecimento a Roy Harper porque ele é realmente um cara talentoso que teve muitos problemas na vida”.
Então, quem é Roy Harper?
Foi um cantor e compositor folk inglês que fez incursões na indústria musical graças às suas longas excursões líricas e comportamento imprevisível. Os membros do LED ZEPPELIN fizeram amizade com Harper no Bath Festival em 1970. A partir de então, Harper começou uma associação de longa data com o PINK FLOYD, assinando com a mesma gravadora subsidiária da EMI Records - a Harvest Records - para a qual o PINK FLOYD gravou enquanto era representado pelo ex-empresário da banda, Peter Jenner.
“Harper é um compositor fantástico, mas um pouco louco como todas as melhores pessoas são”, Jenner afirmou sobre Harper. “O grande problema para ele era ver todas essas pessoas que roubaram seus licks de guitarra se saindo muito melhor do que ele. Bandas como JETHRO TULL, LED ZEPPELIN e até certo ponto o PINK FLOYD também”.
Apesar de ter um catálogo proeminente de músicas sob seu próprio nome, Harper é provavelmente mais lembrado por sua aparição na canção do PINK FLOYD, "Have a Cigar". Harper forneceu os vocais principais, assumindo o disfarce de um executivo musical faminto por dinheiro em suas letras.
Jimmy Page e John Paul Jones (baixista do LED ZEPPELIN) continuariam a contribuir para os álbuns de Harper ao longo dos anos, mesmo que ele nunca tenha alcançado as alturas que seus colegas famosos chegaram com a fama.
Commentaires