- by Brunelson
top of page
Desde o primeiro dia, Dave Grohl sempre se considerou primeiro um baterista e depois um compositor.
E mesmo olhando para o valor percussivo de uma guitarra, ele ainda conhece a beleza de criar um ótimo riff.
Por outro lado, a jornada musical de Grohl "deveria" estar na bateria. Quando começou a tocar música, o vocalista se lembrava de ter passado um tempo aprendendo bateria em sua cama com as almofadas enquanto ouvia discos do RUSH. Quando ele finalmente decidiu pegar o violão, ele sempre gravitava em torno do som dos BEATLES.
E embora todas as bandas de rock desde a década de 60 seguissem os passos dos BEATLES, o cenário musical estava prestes a mudar quando o LED ZEPPELIN começou a fazer barulho nos clubes de Londres.
Formada bem no meio do boom do blues britânico, o guitarrista Jimmy Page montou a banda para ir além do blues tradicional, casando as típicas progressões do blues delta com música folk em canções como "Babe I’m Gonna Leave You". À medida que a banda começou a se ramificar em seus álbuns posteriores, eles começaram a deixar o blues para trás em favor de músicas que atendiam ao puro hard rock.
Lançando seu 4º álbum de estúdio com pouco alarde, "Led Zeppelin IV" (1971), o disco abre com a música "Black Dog". Escrita pelo baixista John Paul Jones, o riff é imediato desde o início, soando um pouco desorientador por causa de seu groove circular. Embora Jones possa ter sido o responsável por escrever o riff, Grohl acha que foi Jimmy Page quem injetou vida nesta canção.
Ao falar sobre as melhores músicas na história do rock, Grohl afirmou que o riff principal dessa música está entre as melhores peças musicais que o gênero tem a oferecer, dizendo uma vez para a Q Magazine: “Meu riff de guitarra favorito de todos os tempos deve ser da canção 'Black Dog'".
Mais Recentes
Destaques
2016 by RockInTheHead - Brasil
bottom of page
Comments