top of page
  • by Brunelson

Led Zeppelin: a música que a banda usou para enganar as estações de rádio


LED ZEPPELIN sempre teve um relacionamento um tanto tenso com a imprensa.

Embora continuassem sendo uma das maiores bandas do rock'n roll durante a década de 70, as críticas ferozes que recebiam de alguns dos maiores veículos de comunicação do mundo inteiro não os tornavam atraentes para os críticos internacionais.


E mesmo que a banda tenha tocado em shows com ingressos esgotados em todo o planeta, eles nunca tiveram singles tocados nas rádios - porque eles não queriam lançar singles.

Quando o grupo começou a circular por aí com os seus primeiros álbuns, eles abertamente evitavam qualquer tipo de reprodução nas rádios. Em vez disso, eles cooptaram o álbum como meio de escolha, tentando ao máximo fazer algo que se mantivesse unido como um todo, em vez de escolher músicas individuais de cada vez lançando como singles.

Apesar de todos os grandes discos que eles lançaram, nunca houve um single de sucesso entre eles, com a música "Whole Lotta Love" (2º disco, "Led Zeppelin II", 1969) apenas tocando nas rádios e entrando no Top 10 do ranking da Billboard décadas após o seu lançamento.


E apesar da banda ter lançado 02 singles do seu álbum homônimo de estreia (1969) com as canções "Good Times Bad Times" e "Communication Breakdown", antes disso eles decidiram serem danados ao fornecerem às rádios a sua 1ª música para ser tocada.

Encerrando o seu disco de estreia, a música "How Many More Times" é uma prévia do que viria no álbum seguinte, com um riff de blues feroz e um dos gritos mais intensos do vocalista Robert Plant. E foi com esta canção que o LED ZEPPELIN inicialmente queria empurrar para as rádios, mentindo descaradamente sobre o seu tempo de duração.

No encarte do álbum "Led Zeppelin", a banda colocou o tempo de duração da música "How Many More Times" em três minutos e meio - que era o tempo padrão que as rádios pediam que durassem os singles promocionais - apesar de na verdade esta canção durar 08 minutos e meio com o congestionamento que vem no meio da música.

Embora fosse fácil fazer uma edição de rádio para esta canção - assim como fizeram a redução da música "Light My Fire" do THE DOORS para que fosse tocada nas rádios - o LED ZEPPELIN não estava com intenção de "canibalizar" uma de suas melhores canções, optando por apenas dar o single para as rádios na esperança de que os radialistas não percebessem ou não fizessem perguntas.

Claro que a ideia não deu certo, mas o poder dessa música foi tanto, que além de ser uma figurinha carimbada nos shows, "How Many More Times" também se tornaria uma favorita em outra banda de rock, com o DEEP PURPLE praticamente "roubando" o ritmo e algumas de suas notas para a canção "Black Night", que seria lançada como single isolado apenas 01 ano depois.

Embora o LED ZEPPELIN não tivesse muita chance de colocar uma música de 08 minutos na rádio, isso não os afetariam logo em início de carreira. Durante a maior parte dos seus anos de glória, seu apelo era manter uma certa mística por trás de sua música, fechando algumas portas para as rádios em não querer lançar singles promocionais e sempre tocando canções com grande tempo de duração nos shows.

Para toda a audiência das rádios que eles estavam perdendo, o LED ZEPPELIN conseguiu cruzar o seu caminho pelos cantos do mundo independentemente disso, tornando-se a principal inspiração para todos e quebrando recordes para assumir o posto dos BEATLES. E mais, mesmo assim tornando-se um grampo quando as rádios de rock começaram a ganhar o seu formato.

Mesmo que as suas canções estivessem fora dos parâmetros das canções de rádio padrão, LED ZEPPELIN abriu caminho para o topo do mundo musical do seu próprio jeito.


"How Many More Times"




























Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page