• by Brunelson

Jimmy Page: qual é a sua canção favorita do Led Zeppelin?


Deve ser impossível escolher o seu filho favorito e imaginamos que o guitarrista Jimmy Page do LED ZEPPELIN tenha a mesma dificuldade ao escolher a sua música favorita da banda.

No entanto, em uma entrevista passada, isso é exatamente o que ele fez ao fazer a escolha final e selecionar a sua preferida canção do LED ZEPPELIN.

A enorme quantidade de sucessos maravilhosos do LED ZEPPELIN significa que o mago da guitarra possua muitas músicas para escolher ao selecionar a sua favorita. Quando você adiciona a isso a dificuldade que a maioria dos amantes da música tem ao escolher a sua música favorita, quanto mais uma da sua banda favorita, você terá uma escolha difícil pela frente.

O incrível catálogo do guitarrista pode dificultar a escolha, mas Page conseguiu escolher a sua música definitiva do LED ZEPPELIN.

Claro, sabemos que existem literalmente centenas de músicas que poderiam ser colocadas aqui como algumas das melhores do LED ZEPPELIN, mas havia apenas uma para Jimmy Page.

A canção "Whole Lotta Love" pode ter sido um dos riffs mais influentes de todos os tempos, algo que Page comentou em 2014, dizendo: “Sentimos que o riff era viciante, como uma coisa proibida”. Um caso semelhante também foi citado para a música "Black Dog", mas nenhuma delas é a sua favorita.

Antes, em 2012, Page havia sido entrevistado pela revista Rolling Stone e lhe perguntaram sobre qual música ele achava que continha o maior riff do LED ZEPPELIN e sua resposta pode não ser o que você esperava, especialmente considerando a miríade de músicas que ele poderia ter selecionado.

Page, famoso por seu som de blues rock em evolução, em vez disso escolheu a sua joia com influência oriental do álbum "Physical Graffiti" (6º disco, 1975), a brilhante canção "Kashmir".


Em suas palavras: “Tem que ser a escolhida”.

Ele reconhece que, embora o riff possa muito bem ser o maior momento em algumas músicas do LED ZEPPELIN, sem o resto da incrível contribuição dos membros da banda, esta música jamais teria atingido as alturas que alcançou: “É difícil ser questionado: 'Qual é a sua música favorita do LED ZEPPELIN?' Todas elas são", disse Page ao icônico jornalista da revista Rolling Stone, David Fricke. “Todas elas deveriam estar na prateleira, mas suponho que a canção 'Kashmir' seja a escolhida”, disse um dos maiores guitarristas de todos os tempos.

“Todas as partes da guitarra estão nesta música”, Page complementou, “e a orquestra precisava sentar-se ali, refletindo essas outras partes da guitarra e fazendo o que a guitarra fazia, mas com as cores de uma sinfonia”.

O baixista John Paul Jones marcou a parte orquestral da canção com Jimmy Page trabalhando em estreita colaboração com ele.

Page foi questionado sobre como ele emitia tais sons na guitarra e sua resposta foi naturalmente enigmática: "Riffs vêm do éter, do nada", disse ele. “Você vai me dizer onde fica? Porque ninguém sabe”.

"Kashmir" foi a primeira música que Page selecionou e mostrou ao baterista John Bonham, quando resolveram iniciar as sessões de gravação do álbum: “Foi a primeira coisa que repassei com Bonham”, disse Page.

“Só sei que Bonham iria adorar e ele realmente amou e nós apenas tocamos o riff indefinidamente, porque é como um riff infantil”, concluiu Page.


É um dos hinos eternos do grupo e um bastião do que fez do LED ZEPPELIN uma das maiores bandas do planeta.

Confira o áudio de estúdio da música favorita do LED ZEPPELIN de Jimmy Page, "Kashmir":


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques

2016 by RockInTheHead