top of page
  • by Brunelson

Led Zeppelin: poderosa performance da música "Communication Breakdown" em estreia da banda


Led Zeppelin

Estamos abrindo os arquivos para relembrar a ardente estreia do LED ZEPPELIN na TV e sua performance de parar a rua, com a canção "Communication Breakdown" (1º disco, "Led Zeppelin", 1969).


Foi a primeira música que Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham tocaram para uma audiência de televisão.


Quando os britânicos do LED ZEPPELIN chegaram ao agitado cenário musical da Inglaterra, houve um zumbido de excitação que os seguiu por toda parte. O seu som era diferente de tudo na época e liderado pelo indicador brilhoso e imparável do guitarrista Jimmy Page, o grupo parecia destinado à grandeza desde o início.


A base de fãs da banda pode estar situada na Grã-Bretanha, mas o seu primeiro show foi na Dinamarca, na cidade de Gladsaxe, poucos meses antes desta estreia icônica na TV (também realizada na mesma cidade). Como o tempo logo iria mostrar, LED ZEPPELIN sempre teve uma afiliação muito forte com toda a Europa e ficou claro que os fãs dos outros países também os amavam.


Em 17 de março de 1969, Jimmy Page (guitarrista), John Bonham (baterista), Robert Plant (vocalista) e John Paul Jones (baixista), foram ao estúdio TV-Byen em Gladsaxe, Dinamarca, para realizar uma bela apresentação. A banda tinha apenas alguns meses de jornada após a saída de Jimmy Page do THE YARDBIRDS quando eles se viram na frente das imponentes câmeras de televisão.


O grupo já tinha lançado o seu álbum de estreia, "Led Zeppelin", nos EUA, mas o disco ainda não tinha tido um impacto real no Reino Unido. A banda tocaria 04 músicas desse álbum e forneceria a todos que os ouviram e viram, quatro motivos para comprar o álbum em sua próxima visita à loja de discos.


Mas uma música talvez tenha se destacado mais do que as outras, que foi a primeira amostra do LED ZEPPELIN que grande parte da Dinamarca conheceu: a música "Communication Breakdown".


Uma das canções mais queridas da banda, "Communication Breakdown" se tornou um hino para a juventude frustrada da época e rapidamente se tornou um momento popular em seus shows. A música mostrou um Jimmy Page se destacando com a sua guitarra e ofereceu uma imagem cristalina do futuro promissor do LED ZEPPELIN.


A banda claramente capturou a atenção de uma geração com o seu som, com uma fileira de jovens assistindo-os como se fosse uma reunião de acerto de contas.


Embora o LED ZEPPELIN ainda não era o gigante do rock que esgotariam ingressos em estádios e arenas, mesmo neste raro e precoce vídeo o grupo é um verdadeiro dragão cuspidor de fogo.


Veja abaixo a performance do LED ZEPPELIN com a canção "Communication Breakdown" na TV dinamarquesa em 1969:

Mais Recentes
Destaques
bottom of page