Rick Rubin: quando o produtor escolheu suas 15 músicas preferidas do Led Zeppelin
by Brunelson
há 26 minutos
3 min de leitura
“Depois dos BEATLES, o LED ZEPPELIN é a banda mais consistente de álbum para álbum, de música para música” - Rick Rubin, produtor.
Rubin tem gostos ecléticos, que vão desde os sons do rap com os quais começou a trabalhar até os mundos do heavy metal, mas no meio de tudo isso, seu amor pelo hard rock sempre soou verdadeiro, com o LED ZEPPELIN como um dos seus grupos preferidos de todos os tempos.
“Eles pegam todos os diferentes modos de música e os colocam no filtro do LED ZEPPELIN”, havia dito Rubin em entrevista para a revista Rolling Stone. Talvez ele veja algo de si mesmo nisso ou se inspire nisso, já que o produtor também trabalha em vários estilos diferentes de música, mas traduz tudo através de suas próprias lentes.
Seguindo sua filosofia de criatividade e arte, as pessoas tendem a amar ou odiar sua abordagem para fazer música, mas esse mesmo espírito divisor também existe no mundo do LED ZEPPELIN.
“LED ZEPPELIN mudou completamente a forma como vemos o que a música popular pode ser”, ele disse como outro grande elogio à banda. Em uma época em que as pessoas estavam começando a entender como o rock and roll parecia e soava, o LED ZEPPELIN apareceu e mudou o jogo das coisas.
Com músicas longas nascidas de jams sessions, eles rejeitaram qualquer ideia de estrutura ou forma típica para sempre querer fazer algo diferente. É isso que os tornam tão especiais para Rubin, especialmente em sua seleção de suas músicas favoritas da banda.
"A canção ‘No Quarter’ é o meu exemplo máximo disso e uma das minhas músicas preferidas da banda. É preciso muita confiança para conseguir ficar realmente quieto e solto por tanto tempo”, disse Rubin sobre sua admiração pela bravura do grupo nesta canção.
"A música ‘Rain Song’ é outra grande favorita minha e outro exemplo do poder experimental da banda. Ela desafia a classificação das coisas e eu poderia ouvir esta canção o dia todo, sabe? Isto seria um bom dia para mim”.
O produtor selecionou também a música "Your Time is Gonna Come" como outra das favoritas, afirmando: “É como se a bateria estivesse tocando uma grande canção de rock e as guitarras estivessem tocando uma suave canção folk”.
"What is and What Should Never Be" é outra música citada, dizendo: “O riff descendente é incrível. É como se um arco estivesse sendo puxado para trás, e então, ele se solta”.
Por sua vez, a canção "Thank You" é uma de suas preferidas por causa da maneira como todos os membros da banda trabalham juntos, fundindo-se em algo especial: “A delicadeza dos vocais é incrível e a guitarra e teclados trabalham juntos para criar uma presença sobrenatural”.
Quando solicitado a falar sobre seu amor pela banda, Rubin forneceu uma longa lista de reprodução de 15 de suas músicas favoritas, abrangendo toda a carreira do grupo desde seu álbum homônimo de estreia de 1969 até seus últimos discos, assim como ele concluiu sobre a canção "Houses of The Holy": "Essa é uma jam funk rock com acordes realmente interessantes e jazzísticos. É uma da músicas com sentimento mais compacto do LED ZEPPELIN".
Sendo um grande fã da banda com um conhecimento claramente enciclopédico de sua música, a lista de Rubin de suas melhores canções do LED ZEPPELIN também fornece um pacote inicial perfeito para quem não conhece o grupo e gostaria de mergulhar na discografia do grupo sem precisar segurar a respiração - ainda mais que ele deixou de fora quase todas as clássicas da banda.
Escute em ordem cronológica as 15 músicas preferidas de Rick Rubin do LED ZEPPELIN:
"Babe I’m Gonna Leave You" (1º disco, "Led Zeppelin", 1969)
"Your Time is Gonna Come" (1º disco, "Led Zeppelin", 1969)
"What is and What Should Never Be"(2º disco, "Led Zeppelin II", 1969)
Comments