top of page
  • by Brunelson

Rick Rubin: produtor escolhe as suas 08 músicas preferidas de todos os tempos


Sendo um dos maiores produtores do mundo, a estima de Rick Rubin não se baseia em profundo conhecimento musical em tocar instrumentos, mas em uma compreensão aguçada de gosto e mais importante, na capacidade de comunicar esse gosto ao seu cliente.

“Não tenho capacidade técnica e não sei nada sobre música”, disse certa vez o produtor e fundador da gravadora Def Jam Records, sobre as suas habilidades em tocar algum instrumento.

No entanto, ele sabe o que está escutando quando ouve um embrião de uma música que pode virar um single e posteriormente, a capacidade de virar uma canção de sucesso.

Isto significa que uma lista das músicas favoritas de Rick Rubin certamente brilhará em canções populares douradas, rock and roll estridente e o tipo de hip-hop contundente que pode agradar a um público global - só lembrando que ele foi o guru e produtor inicial do BEASTIE BOYS.






E felizmente, uma vez Rubin citou as suas canções favoritas de todos os tempos quando foi entrevistado pela rádio britânica da BBC, revelando 08 músicas que ele simplesmente não poderia viver sem elas. Mesmo para Rubin com gosto tão eclético, isto se revelou uma tarefa particularmente difícil.

Não foi nenhuma surpresa que a sua 1ª escolha foi dos BEATLES. Tendo anteriormente descrito a banda como “a prova da existência de Deus”, Rubin garantiu que selecionaria uma música deles, no entanto, em vez de se apoiar no explosivo trabalho inicial do grupo, ele se dirigiu para o álbum final da banda, "Let it Be" (13º disco, 1970), e a balada magistral, a canção "Across The Universe", sobre a qual ele disse: “Dos meus 03 aos 07 anos de idade, os BEATLES estavam em toda parte por onde eu ia e em todos os lugares da minha casa. De alguma forma, imprimiu o que é uma ótima música em um nível muito profundo antes que eu soubesse o que estava procurando ser na vida".

Em outro lugar, há acenos do produtor para os RAMONES e a sua música, "Rockaway Beach" (3º disco, "Rocket to Russia", 1977), que retrata uma praia dos EUA que não é uma maravilha da natureza na vida real, mas para Rubin esta canção representa muito mais: “Eu era o único punk rocker da minha escola. Não havia outros punk rockers e não havia internet, então, eu não podia conhecer pessoas que pensavam como eu através das redes sociais. Eu fui o único punk rocker por muito tempo na minha região e sim, foi um pouco triste pra mim”.

Rubin continuou sobre os RAMONES: “Eles foram a 1ª banda a tocar de forma rápida que eu já tinha escutado na minha vida e eu me lembro de ouvi-los pela 1ª vez quando ainda estava na escola e apenas ria... Foi muito engraçado pra mim, porque não fazia sentido. E também é engraçado ouvi-los cantar sobre a praia Rockaway de maneira tão alegre!”

O produtor também escolheu a música "The Dangling Conversation" de Simon & Garfunkel por um motivo mais peculiar: “Posso relacioná-la com uma história que uma pessoa me contou há 02 dias atrás. A pessoa com quem falei é de Edimburgo (Escócia) e ela me disse: 'As pessoas de Edimburgo olham para fora, as de Londres olham para dentro'. As pessoas de Manhattan também olham para dentro e as pessoas de Long Island, que é de onde eu vim, olham para fora. Crescendo em Long Island, eu gostaria de morar em Manhattan, mas se eu morasse em Manhattan, poderia ter olhado mais para dentro do que pra fora".

Rubin concluiu: “Então, de alguma forma, o fato de eu não estar onde queria estar fisicamente e geograficamente, acabou sendo uma coisa boa, em termos de gostos na minha vida e é por isso que eu escolho esta canção também”.

Dentre as suas escolhas, Rick Rubin também citou Neil Young com a sua música, "I Believe in You".

Confira as 08 músicas preferidas de Rick Rubin sem nenhuma ordem específica:

"Across The Universe" – BEATLES

"And The Hour of Death" – Johann Sebastian Bach

"Rockaway Beach" – RAMONES

"Us V Them" – LCD SOUNDSYSTEM

"I Believe in You" – Neil Young

"The Dangling Conversation" – Simon & Garfunkel

"Holy Affirming" – Thomas de Hartmann

"The First Time I Ever Saw Your Face" – Roberta Flack

Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page