top of page
  • by Brunelson

Rick Rubin: sobre a banda que "mudou a música para sempre"


Antigamente, sempre tinha uma banda de rock'n roll que surgia a cada década para virar o mundo de cabeça pra baixo. 


Mesmo que para muita gente que não era nascida nessas diferentes épocas, é fácil (ou não) imaginar a emoção de ver os BEATLES pela 1ª vez ou quando o NIRVANA apareceu na MTV com o clipe da música "Smells Like Teen Spirit". E embora o produtor Rick Rubin tenha visto muitas épocas diferentes do rock'n roll, ele admitiu que uma banda mudou a forma como todos abordavam o gênero.


Antes mesmo de ouvir rock, Rubin já estava focado em qualquer tipo de música agressiva que pudesse encontrar. Fundando o selo Def Jam Records em seu próprio dormitório na Universidade de New York, Rubin procurava destacar o tipo de produção de música que fazia as pessoas se emocionarem sempre que a ouviam, assinando com novos artistas do rap sendo seus primeiros clientes, como BEASTIE BOYS e RUN-DMC.


Com o passar do tempo e ganhando experiência, Rubin começaria a adotar os grooves dos antigos discos de blues em suas produções com outras bandas, onde a interação entre Jimmy Page e John Bonham sempre foi um exemplo sólido para ele (guitarrista e baterista do LED ZEPPELIN). Mesmo que Page fosse conhecido por tocar um pouco à frente da batida do som do LED ZEPPELIN, Bonham sempre se orgulhou de estar atrás da batida, criando um groove pantanoso sempre que eles tratavam um riff com carinho.


Ao falar sobre a influência do LED ZEPPELIN sobre ele, Rubin admitiu que a banda alterou drasticamente o curso do rock. Através de alguns de seus materiais pegajosos, o grupo conseguiu cruzar fronteiras de diferentes gêneros sem comprometer sua identidade blues.


Destacando a música "No Quarter" como uma de suas preferidas do LED ZEPPELIN, Rubin admitiu que a banda foi responsável por impulsionar o gênero rock, conforme entrevista para a revista Rolling Stone: “É preciso muita confiança para ser capaz de fazer o que o LED ZEPPELIN fez. Eles mudaram completamente a forma como olhamos para o que a música popular poderia ser”.


LED ZEPPELIN impactaria indiretamente todos os estilos de música pesada que viriam mais tarde. Mesmo sem saber, várias bandas iriam seguir seus passos, com o LED ZEPPELIN sendo associado a tudo, desde o blues rock ao hard rock e ao início do heavy metal. 


"No Quarter" (5º disco, "Houses of The Holy", 1973)










Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page