top of page

Led Zeppelin: a música que permaneceu escondida por 25 anos

  • by Brunelson
  • há 1 dia
  • 5 min de leitura

Mesmo em sua infância, o LED ZEPPELIN já era uma banda perfeccionista. 


Gravando seu álbum homônimo de estreia em 1968 (lançado em 1969) sem apoio financeiro da gravadora, por 36 horas a fio no estúdio e autofinanciamento do próprio guitarrista Jimmy Page e do empresário Peter Grant, seria dessa forma que um marco na história do rock ficaria registrado e influenciaria milhares de artistas pelo mundo a fora, porém, nem todas as músicas que a banda gravou seriam lançadas nesse disco.


E uma delas é a canção "Baby Come on Home". Essa gravação supostamente tinha desaparecido, ressurgindo mais de 02 décadas depois em meio a reformas que foram feitas no estúdio em questão. 


Mas a banda teve outros motivos para não tê-la lançada na época.


Na verdade, o LED ZEPPELIN a deixou inacabada porque não estava feliz com os back vocais que fizeram para ela: “Não acho que a terminamos”, Page é citado no livro, "Light and Shade: Conversations with Jimmy Page". Ele continuou: “Os back vocais não eram muito inteligentes e na época achamos que todas as outras músicas eram melhores, simples assim”.


Não é de se surpreender que o grupo tenha inicialmente optado por deixar esta canção fora do seu álbum de estreia. Apresentando paisagens sonoras brilhantes de teclado e soul music, a música não se encaixa muito bem no som hard rock pelo qual a banda viria a ser conhecida e que abastece seu 1º disco. Ou seja, por todos esses motivos aqui explanados, a exclusão da canção "Baby Come on Home" faz sentido.


No entanto, Page deixou claro que sempre foi fã dessa música e dos vocais: “Não me entenda mal, esta canção é boa e o vocal de Robert Plant é excelente, mas a questão aqui é que estabelecemos padrões tão altos para nós mesmos, que ela acabou ficando de lado”.


E somente chegando na década de 90 que o LED ZEPPELIN estava finalmente pronto para lançar essa música. Talvez motivados por seu ressurgimento na época e não mais preocupados com o perfeccionismo do rock, o grupo concedeu permissão para ela ver a luz do dia e acabaria lançando-a na coletânea dupla da banda de 1993, além de ser incluída em relançamentos do último disco (póstumo) do grupo, "Coda" (9º disco, 1982), em 1993 e 2008.


"Baby Come on Home"




























































Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page