top of page

Neil Young: "essa é a melhor música que lancei no disco 'Harvest'"

  • by Brunelson
  • há 14 minutos
  • 2 min de leitura
ree

Neil Young é o tipo de artista que gosta de seguir em frente. 


Em turnês recentes, ele demonstrou isso em seu repertório, ao negar ao público seus sucessos para, em vez disso, focar em material novo, lembrando-os de que ele ainda está trabalhando duro e nunca ficará preso aos anos 60 ou 70.


Ele se recusa a ser vítima do congelamento sufocante que atinge tantos outros artistas musicais daquela época e atuais. Para aqueles que ainda tocam e trabalham, deve ser incrivelmente frustrante ter pessoas que só querem ouvir a mesma seleção de sucessos que você toca há décadas. É uma situação comum, pois muitos músicos se cansam do sucesso e enjoam completamente do som da sua canção mais famosa, às vezes deixando-os num clima amargo, como o vocalista do RADIOHEAD, Thom Yorke, gritando uma vez com seus fãs que queriam ouvir a clássica música "Creep" em todos os shows.


Especialmente em sua turnê de 2023, Young encheu seu repertório dos shows com canções inéditas e vários lados-b profundos, além de atualmente estar tocando músicas das antigas que ele nunca tinha apresentado ao vivo antes ou desenterrando do baú para novamente serem tocadas nos shows pela 1ª vez depois de décadas. Ele mal chegou perto dos seus maiores sucessos naquela turnê de 2023, além de permitir que o público ouvisse uma de suas clássicas músicas, "Heart of Gold", somente bem no final dos shows como uma forma de presente.


Mas apesar desta ser sua atitude nas turnês e apesar de querer que as pessoas o reconheçam como um artista que continua avançando com novas músicas constantes, uma de suas canções preferidas de sua autoria mostra que ele não é muito diferente dos seus fãs.


“A música ‘Harvest’ é uma das minhas melhores canções. Na verdade, é a melhor coisa que lancei no álbum 'Harvest'”, disse Young em sua biografia. É uma opinião com a qual muita gente concordaria e embora não seja tão suprema quanto as músicas "Harvest Moon", "Old Man" ou "The Needle and The Damage Done", ainda é uma canção retirada do que é inegavelmente seu álbum mais famoso e conhecido.


Foi uma música que ele amou o suficiente instantaneamente para dar o nome ao seu álbum, dando-lhe o lugar de destaque como faixa-título do disco, em parte devido à sua essência emocional. Inspirada na vida e na infância de sua então namorada, Carrie Snodgress, a canção contém uma história terna, terminando com um doce sentimento de amor enquanto ele canta: "Sonhe, sonhe, deixe-me encher sua xícara / Com a promessa de um homem".


Ainda assim, apesar do amor de Young pela música "Harvest", ela raramente é tocada ao vivo nos shows. Até então, a mesma não era apresentada ao vivo há mais de 05 anos antes da turnê de 2023 e foi tocada apenas 79 vezes por Neil Young em toda sua carreira. 


Mas para um músico tão determinado a seguir em frente e sempre querer seguir em frente, ela demonstra o poder dessa lenta canção country que perdurou como uma música profundamente preciosa aos seus olhos e permaneceu em sua mente como um dos seus melhores momentos musicais em toda sua discografia (já tendo lançado 49 álbuns de estúdio e ainda contando).


"Harvest" (4º disco, "Harvest", 1972)


Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page