Pink Floyd: a música que fala sobre as diferenças entre Syd Barrett e Roger Waters
by Brunelson
4 de jul.
7 min de leitura
Atualizado: 8 de jul.
Parece que o sucesso vem com provações e tribulações, não importa a banda - assim como na vida.
Isso é provavelmente o resultado da pressão que vem, em que, criar música passa de um hobby para um meio de vida. Também é por causa da pressão da mídia, executivos, gravadora, abuso de substâncias e diferenças criativas em geral.
Mas independentemente do gênero, quando as bandas implodem, há atrito que muitas vezes pode levar a rompimentos e reorganizações, sendo que nenhum grupo musical é uma representação melhor disso do que o PINK FLOYD.
Não há como negar sua magnitude, desde pioneiros do rock psicodélico a criadores do rock progressivo, sua discografia fala por si só através de álbuns conceituais que ficaram marcados na história da música em geral. Mas durante sua 1ª era com seu vocalista/guitarrista/compositor original, Syd Barrett, já existia aquela atmosfera interna tumultuada que atormentaria a banda a vida inteira.
Barrett sofreria um declínio severo em sua saúde mental devido a abuso de substâncias e que o levou à ansiedade e paranoia, fazendo com que seus colegas de banda o demitissem do grupo em 1968 e com apenas 02 álbuns de estúdio lançados.
E acelerando até 1994 já sem Roger Waters (vocalista/baixista) na banda desde 1985, uma música que David Gilmour (vocalista/guitarrista) escreveu parece discutir o relacionamento entre Barrett e Waters no começo da carreira do PINK FLOYD.
Na canção "Poles Apart" (14º disco, "The Division Bell", 1994), ele canta: “Você sabia que tudo daria tão errado para você? / E você viu que tudo iria dar tão certo para mim?” De acordo com a namorada de Gilmour, o 1º verso deveria ser direcionado a Barrett, enquanto o 2º verso é para Waters.
Há certamente uma amargura lírica maior se você escutar essa música na íntegra enquanto acompanha as letras junto, enquanto Gilmour escreve para Barrett e Waters reconhecendo a divisão dentro da banda e destacando as diferenças entre os dois e suas atitudes em relação ao PINK FLOYD como resultado.
Este foi um tema comum no álbum "The Division Bell", que falou longamente sobre o relacionamento agora estranho entre a banda e Waters, com seu verso final: "Eu pensei em você / E os anos e toda a tristeza se afastaram de mim".
Comentários