top of page

John Frusciante: guitarrista do Red Hot Chili Peppers escolhe suas músicas punk rock preferidas

  • by Brunelson
  • 8 de jun.
  • 5 min de leitura
ree

O que faz uma banda punk rock? 


A maioria dirá música barulhenta, rápida e agressiva com poucos acordes, geralmente sem solo de guitarra e um visual extravagante com uma atitude intransigente que faz legiões de adolescentes impressionáveis ​​começarem a espetar seus cabelos e começarem a se rebelar a certas causas.


Isso não é mentira, mas se a cena punk rock americana em meados dos anos 70 provou alguma coisa, é que uma banda punk realmente pode ser qualquer coisa (além da sonoridade típica).


Da excentricidade sombria e satírica do DEAD KENNEDYS, à raiva do BLACK FLAG e aos próprios criadores do punk rock, os RAMONES, esse gênero iria influenciar inúmeras bandas de outros estilos musicais, como por exemplo, o RED HOT CHILI PEPPERS.


Com o seu funk rock descontraído, atitudes cômicas e estilo de vida festeiro, o comportamento do RED HOT CHILI PEPPERS também é de uma banda punk. E em 2º lugar, eles surgiram da mesma cena do sul da Califórnia que deu ao mundo outras lendárias bandas do punk rock, como CIRCLE JERKS, MINUTEMEN e DESCENDENTS.


Então, faz sentido quando a alma punk rocker do guitarrista do RED HOT CHILI PEPPERS, John Frusciante, falou alto quando foi convidado a listar suas 12 músicas preferidas de todos os tempos.


Apresentando uma lista eclética envolvendo nomes como Marvin Gaye, Iggy Pop e Captain Beefheart, separamos aqui as 04 músicas que mostraram o espírito punk rock que percorre pelo RED HOT CHILI PEPPERS desde o início.


Confira as músicas punk rock favoritas de John Frusciante:


Banda: RAMONES

Música: "I Don’t Care"


Voltando à pergunta anterior sobre o que exatamente constitui o nome punk rock, a resposta correta é, na verdade, os RAMONES.


Aqui estão eles em seu pico absoluto e tão simples que chega a ser incrível. Somente 03 acordes. Canções de 02 minutos ou menos. Um punhado de palavras, cativante e barulhento.


Algo totalmente inesquecível para um adolescente descobrindo o som dos RAMONES...


Simplesmente a banda que fez muitos criarem coragem para montar um grupo e querer subir ao palco para tocar suas músicas autorais.


Banda: BUTTHOLE SURFERS

Música: "Jimi"


A antítese completa e absoluta dos RAMONES, e não apenas porque tem 12 minutos de duração. 


Surpreendentemente há algumas dicas do RED HOT CHILI PEPPERS nessa banda, onde, às vezes, mais parece como se fosse a versão lado-b deles. 


Banda: T.S.O.L.

Música: "Thoughts of Yesterday"


A cena punk rock da California era um lugar musical muito diverso, onde as bandas eram encorajadas a adotar diferentes estilos de música.


T.S.O.L (True Sounds of Liberty) foi um exemplo disso tanto quanto casos mais extremos como a banda SUICIDAL TENDENCIES.


Aqui, parece um R.E.M. mais pesado com seus dedilhados estridentes na guitarra levando seu próprio punk rock.


Banda: PIL 

Música: "Go Back"


O projeto pós-punk rock do vocalista do SEX PISTOLS, John Lydon, chamado PIL (Public Image Ltd), é secretamente tão importante e influente para o punk quanto sua 1ª banda.


Aqui, vemos as maneiras pelas quais o punk rock e o funk rock podem coexistir de uma forma que os nascentes RED HOT CHILI PEPPERS teriam ficado muito ansiosos para ouvir.


Sobre uma bateria arrogante e entrega quase robótica de Lydon, aqui está o verdadeiro coração da música, com um jovem Frusciante lembrando na entrevista que logo estaria aprendendo a tocar esta canção na guitarra. 


O guitarrista do PIL, Keith Levene, definiu o som da guitarra pós-punk e encontrou o meio termo entre maestria técnica e ultrapassagem de limites sonoros. Um manto que o próprio Frusciante assumiria claramente em seu trabalho como guitarrista do RED HOT CHILI PEPPERS.






























































Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page