top of page
  • by Brunelson

Joey Ramone: quais eram as suas bandas punk rock preferidas de todos os tempos?


RAMONES foi formado em 1974, tornando-se a banda criadora do punk rock.

E o punk rock iria explodir oficialmente 02 anos depois, ganhando popularidade no Reino Unido graças a visita dos RAMONES em Londres para fazer um show e inspirando uma molecada a montarem uma banda ou criando coragem para subir ao palco, como SEX PISTOLS, THE CLASH, THE DAMNED, BUZZCOCKS e tantas outras no planeta inteiro.

Mas assim como esses grupos foram inspirados por outros, os RAMONES também concediam acenos a bandas antes deles como o MC5 e o THE STOOGES, focando em transmitir uma mensagem ao invés de um virtuosismo imaculado. Com esse espírito, os RAMONES mudaram corajosamente o curso da música popular, lançando o disco homônimo de estreia em 1976.

De acordo com o autor Tony James, do livro "Pretty Vacant: A History of UK Punk“: "Todo mundo que tinha banda em Londres criou coragem para subir ao palco quando os RAMONES lançaram o seu 1º álbum. O punk rock é totalmente descendente dos RAMONES, que nada mais era eles tocando rápido no ritmo do MC5”.

Quando o RAMONES fez o seu 1º show em Londres no mês de julho de 1976, eles foram testemunhados por membros do SEX PISTOLS e do THE CLASH, que iriam formar as suas bandas dias depois daquele show. O desempenho dos RAMONES surpreendeu um desconhecido Joe Strummer (vocalista/guitarrista do THE CLASH), que o descreveu como: “Foi um calor branco, por causa da constante enxurrada de músicas uma atrás da outra. Uma canção terminava e a próxima já começava... Você não tinha tempo de acender um cigarro entre as músicas".

Irrevogavelmente, RAMONES mudou a forma de tocar música.

Liderando o grupo como vocalista estava Joey Ramone. Tendo crescido amando principalmente os BEATLES, THE BEACH BOYS e o THE WHO, ele combinou essas influências com a abrasividade de bandas como o THE STOOGES para criar o seu som punk rock característico. Joey era o frontman perfeito, desde o seu estilo até a sua voz super reconhecível, abrindo caminho para uma legião de filhotes que o RAMONES gerou.

Então, quais eram as bandas punk rock favoritas de Joey Ramone, membro do grupo que criou o próprio punk rock?

Embora o vocalista tivesse uma queda por bandas e artistas atuais como AC/DC, Alice Cooper e MOTORHEAD, a sua lista de músicos favoritos ainda permaneceu fiel às suas raízes punk, citando o MC5 e o THE STOOGES como alguns deles.

E alguns dos grupos punk rock preferidos de Joey Ramone foram aqueles que o próprio RAMONES inspirou diretamente, como o SEX PISTOLS e o BUZZCOCKS.

Sendo entrevistado pela revista Entertainment Weekly em 1990, Joey escolheu alguns dos seus álbuns favoritos de todos os tempos, concluindo: "Eu escolheria o álbum do SEX PISTOLS".

Joey também amava a banda de sua mesma cidade natal, NEW YORK DOLLS, assim como os outros membros do RAMONES. Não sendo em sua essência uma banda punk rock, Joey disse que esse grupo foi uma grande fonte de inspiração para os jovens punks, ajudando a desbravar o gênero que o RAMONES logo lançaria com mais sucesso.

O baterista original do RAMONES, Tommy Ramone, disse uma vez em entrevista para a revista britânica Melody Maker sobre o efeito do NEW YORK DOLLS nos RAMONES: "Fiquei impressionado quando vi um show deles, tipo, se haverá uma nova direção na música, não será por meio do virtuosismo, mas por meio de ideias".

Seguem as bandas punk rock favoritas de Joey Ramone:

RAMONES BUZZCOCKS SEX PISTOLS NEW YORK DOLLS














Komentarai


Mais Recentes
Destaques
bottom of page