• by Brunelson

Richard Hell: a trajetória do baixista pelo Television, The Heartbreakers e The Voidoids


A cena do clube CBGB em New York na década de 70 foi um momento monumental na cultura popular.


* CBGB: relembrando a última noite de show na despedida do clube em 2006


* 03 performances marcantes de bandas no clube CBGB

Bandas e artistas como NEW YORK DOLLS, RAMONES, BLONDIE, TALKING HEADS, THE HEARTBREAKERS, BAD BRAINS, DEAD BOYS, Patti Smith e muitas das figuras musicais americanas mais influentes da época, começaram nesse bar sujo e fedido.


* Ramones: 1ª performance filmada no clube CBGB em 1974


* Bad Brains: relembrando show de estreia no clube CBGB em 1979


* Dead Boys: subestimado na importância do punk rock, relembre show no clube CBGB em 1977

Porém, uma banda que não é muito enfatizada e que foi uma das primeiras que se apresentavam no local, era o TELEVISION.

O seu álbum de estreia de 1977, "Marquee Moon", apresenta alguns dos mais icônicos licks de guitarra de toda aquela cena. Práticos, complexos e carregados de imagens visuais, músicas como "See No Evil", "Marquee Moon" e "Prove It", consolidaram o vocalista/guitarrista Tom Verlaine e a sua banda no antro do CBGB.


A sua forma de tocar guitarra foi muito além de qualquer coisa que bandas como o NEW YORK DOLLS já tinha feito e com uma visão minimalista estabeleceu as bases para os futuros pioneiros do rock alternativo e guitar band, grupos como o SONIC YOUTH e DINOSAUR JR.

Uma característica clássica na carreira do TELEVISION é que um dos ícones do punk rock, Richard Hell, era o seu baixista original. Isso foi antes dele e o ex-guitarrista do NEW YORK DOLLS, Johnny Thunders, formarem o THE HEARTBREAKERS, o qual ele também deixaria rapidamente a banda para formar o THE VOIDOIDS.

Tom Verlaine e Richard Hell se conheceram na escola e se tornaram grandes amigos. Na verdade, eles até matavam aulas juntos e uma vez foram presos pela polícia por uma briga por crimes menores, antes de se mudarem para New York como jovens adultos.

Quando Verlaine e Hell se reuniram em New York no início dos anos 70, eles formaram a banda THE NEON BOYS com o baterista Billy Ficca. Meses depois, eles chamaram um 2º guitarrista, Richard Lloyd, e se renomearam como TELEVISION.

Nos primeiros dias do TELEVISION em 1973, os deveres de composição eram divididos igualmente entre Hell e Verlaine, com Lloyd frequentemente adicionando partes à mistura. À medida que a banda começou a tocar e encontrar o seu som, surgiram tensões à medida que Verlaine, Lloyd e Ficca desenvolveram a sua arte e começaram a experimentar instrumentação e composição diferentes. Hell permaneceu destreinado para esse estilo musical e as rachaduras começaram a aparecer.

Verlaine sentiu que o comportamento maníaco de Hell no palco estava ofuscando as suas músicas e segundo a lenda, foi acusado de ter dito a ele para “parar de pular” durante um show. Também é dito que, às vezes, ele se recusou a tocar as músicas de Richard Hell, como "Blank Generation", e que se tornaria a canção de assinatura dele e do THE VOIDOIDS após a sua saída do TELEVISION.

A artista pré-fama, Patti Smith, tinha escrito um artigo sobre um desses primeiros shows do TELEVISION em uma edição do jornal The Soho Weekly. Sobre o baixista implacável, ela escreveu: “O inferno aumenta (fazendo trocadilho com o nome de Richard Hell). A maneira como ele se move é tão insana como um Chuck Berry espástico”.

Smith ainda opinou: “O seu baixo é um lixo total. Um pedaço de merda dourado metálico que ele comprou em uma loja de penhores por U$ 41 dólares. Ele tem uma maneira monótona de tocar que ao mesmo tempo se torna realmente sexy. Ele também possui uma boca muito rápida, cuspindo piadas ao público e mais”.

O conflito interno entre os membros do TELEVISION estava ficando insuportável e depois que a banda foi contratada pela gravadora Island Records, Richard Hell decidiu que era hora de seguir o seu próprio caminho.

Em 1975, ele se juntaria a Johnny Thunders e formaram o THE HEARTBREAKERS, mas depois saiu para formar a sua própria banda em definitivo no ano de 1976, THE VOIDOIDS.

O seu álbum de estreia pelo THE VOIDOIDS, "Blank Generation", se tornaria uma das mais importantes peças de art-punk já feitas. Teve um enorme impacto em grupos como o THE CLASH, SEX PISTOLS, SONIC YOUTH e MINUTEMEN, mostrando que Richard Hell estava certo em seguir as suas convicções e esculpir o seu próprio legado.


Banda: TELEVISION

Música: "Marquee Moon"


Banda: THE HEARTBREAKERS

Música: "Chinese Rocks"


Banda: THE VOIDOIDS

Música: "Blank Generation"


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques