• by Brunelson

Led Zeppelin: como eles inspiraram os Ramones a criarem o punk rock?


LED ZEPPELIN foi sem dúvida uma das bandas mais influentes de todos os tempos.

Uma soma de suas 04 brilhantes partes individuais, a banda escreveu uma coleção das músicas mais icônicas do século 20 e enquanto o consumo de música continuar, elas serão saudadas como uma marca indelével aos ouvintes.

Composta pelo vocalista Robert Plant, o guitarrista Jimmy Page, o baixista John Paul Jones e o falecido baterista John Bonham, LED ZEPPELIN escreveu um rock and roll eletrizante que estava impregnado de misticismo esotérico.

Uma combinação de influências de blues, jazz, country e folk, o grupo possui um dos sons mais reconhecíveis já rodado na história do globo terrestre. O virtuosismo de cada um dos seus membros e o seu som eletrizante influenciaram uma vasta gama de artistas igualmente icônicos. Os fãs do quarteto britânico vão de artistas pop a bandas de rock como o BLACK SABBATH, NIRVANA e SOUNDGARDEN.

Na verdade, se alguém revisitar qualquer um dos álbuns que definem o movimento grunge, como o álbum "Badmotorfinger" do SOUNDGARDEN (3º disco, 1991), ou o álbum "Ten" do PEARL JAM (1º disco, 1991), a influência do LED ZEPPELIN é clara.

O seu impacto sonoro é ouvido principalmente no falecido vocalista do SOUNDGARDEN, com o inacreditável alcance vocal de Chris Cornell, cuja voz de arcanjo em muitos momentos lhe rendeu aplausos como um Robert Plant moderno. Eddie Vedder, vocalista do PEARL JAM, que também possui uma voz distinta e poderosa, certamente recebeu muitas dicas de Robert Plant. Além disso, a instrumentação do SOUNDGARDEN e do PEARL JAM é claramente influenciada pelo LED ZEPPELIN, apresentando guitarras viscerais e ritmos dinâmicos.

Com o benefício do retrospecto, pode-se apostar que o PEARL JAM tem mais em comum com as bandas clássicas do hard rock como o LED ZEPPELIN, do que com o som distorcido e sujo do grunge simbolizado em bandas como MUDHONEY e NIRVANA, o que, consequentemente, sabemos desde sempre que musicalmente falando não há muito em comum entre o PEARL JAM, ALICE IN CHAINS e o NIRVANA.

No entanto, há outra conexão entre essas 03 bandas do grunge citadas acima que pode ser rastreada até o LED ZEPPELIN. Uma enorme influência no movimento grunge, se não imediatamente evidenciada por elementos como o movimento "Do it Yourself" inerente a ele, foi o movimento punk rock originado em meados da década de 70. Embora a onda inicial do punk não tenha sido a única autoridade dentro da elaborada colcha de retalhos de heróis do grunge, certamente desempenhou um papel crucial em informar detalhes de sua instrumentação e perspectiva em geral.

Uma dessas bandas foram os RAMONES, que, assim como o LED ZEPPELIN, é uma das bandas mais influentes de todos os tempos. Caracterizados por seus rápidos “power chords” na guitarra e melodias curtas, doces e melódicas, os RAMONES inspiraram gerações e pariram milhares de bandas do underground e que alcançariam o mainstream.

Você pode se surpreender ao descobrir que os RAMONES foram muito influenciados pelo LED ZEPPELIN. Uma revelação chocante quando você nota que o punk era diametralmente oposto a bandas de rock clássico como o LED ZEPPELIN, bandas que os RAMONES sentiam terem encarnado todos os piores componentes na música: auto-indulgência, excesso e o “cock rock” misógino.

Mesmo assim, parece que os RAMONES curtiam o LED ZEPPELIN. Na verdade, o guitarrista Johnny Ramone foi imensamente inspirado pela apresentação ao vivo da banda no canal da BBC em 1969, quando tocaram a música "Communication Breakdown". Foi aqui que Johnny Ramone teve a ideia em tocar guitarra.

Em retrospecto, parece que Johnny Ramone começou a formular o conceito para o som dos RAMONES naquela época, pois o riff principal carregado de velocidade na canção "Communication Breakdown" do LED ZEPPELIN, agora só pode ser considerado como um embrião do punk e a forma de como Johnny iria tocar guitarra. Esta forma de tocar guitarra com "power chords" que se tornaria a assinatura dos RAMONES e a marca registrada para todas as bandas punk rock e hardcore, também passaria a aparecer em gêneros como o grunge.

Em uma ironia do destino, quando os RAMONES se apresentou pela 1ª vez em Londres no ano de 1976, o pessoal que ainda estava formando uma banda chamada THE CLASH se encontrou com os membros dos RAMONES antes do show, e lhes disseram: “Nós ainda apenas ensaiamos e nos chamamos THE CLASH, mas não somos bons o suficiente para fazer um show”. De acordo com o empresário dos RAMONES, Danny Fields, Johnny Ramone respondeu: “Espere até você nos ver no palco... Somos horríveis, péssimos e não temos condições de tocar. Basta chegar lá e fazer”.

Então, aí está! Com a música "Communication Breakdown", LED ZEPPELIN estabeleceu uma linhagem punk inovadora que continua a florescer em seus vários formatos até hoje. Eles tiveram uma influência definidora no som de assinatura dos RAMONES e portanto, por procuração, atingindo toda a linhagem punk rock, hardcore, rock alternativo e grunge que viria a brotar na década de 80.


Confira exatamente essa performance do LED ZEPPELIN no canal da BBC em 1969 tocando a música "Communication Breakdown" e que marcou a vida do guitarrista dos RAMONES, Johhny Ramone. Na sequência, fique com somente 02 exemplos do que foi gerado a partir de então:


"Communication Breakdown" (1º disco, "Led Zeppelin", 1969)


"Beat on The Brat" (1º disco, "Ramones", 1976)


"Spin The Black Circle" (3º disco do PEARL JAM, "Vitalogy", 1994)


  • Facebook Social Icon
Mais Recentes
Destaques